No que depender de Tertulinho (Renato Góes), Deodora (Débora Bloch) não passará muito tempo penando nas mãos do coronel Tertúlio (José de Abreu). Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, o ex-marido de Candoca (Isadora Cruz) baterá de frente com o pai a fim de defender os direitos da dondoca.
Tudo começa quando Tertulinho descobre que o militar está mantendo Deodora prisioneira no próprio quarto de casal, tendo chegado a pregar ripas de madeira do lado de fora da janela. É demais para o mauricinho sertanejo, que resolve confrontar o manda-chuva de Canta Pedra sem meias palavras.
'Tu ficasse doido, pai?', indigna-se o comparsa de Laura (Eli Ferreira). 'Olha o respeito, seu moleque! Tu não fala comigo assim desse jeito!', esbraveja o coronel Tertúlio. 'O senhor me pede respeito, mas tranca minha mãe no quarto? Como se ela fosse bicho?', protesta Tertulinho, decidido a impedir tal atrocidade.
A discussão vai se acalorando, até que o marido de Deodora quase perde as estribeiras. 'Já mandei tu não se meter, ou eu...' 'Ou o senhor o quê? Vai bater no teu filho adulto? Homem feito?', desafia Tertulinho, peitando Tertúlio abertamente - e pronto a enfrentar as consequências dessa ousadia, seja quais forem.
Este post Mar do Sertão: Tertulinho sai em defesa de Deodora e enfrenta coronel: 'Ficou doido?' foi publicado primeiro no Observatório da TV.