Grazi Massafera desabafou sobre os desafios enfrentados desde sua estreia como atriz após participar do "Big Brother Brasil 5", em 2005. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz revelou episódios de preconceito e hostilidade por parte de nomes consagrados da dramaturgia, especialmente nos bastidores da novela "Tempos Modernos" (2010).
Segundo ela, um episódio de deboche a marcou profundamente logo no início das gravações. “O elenco se reuniu um dia e tirou sarro de mim, pedindo para eu procurar ‘galharufas’. Não sabia, mas era um trote. No teatro, galharufa é um objeto simbólico dado como amuleto a iniciantes”, relatou.
A recepção fria e ríspida nos bastidores fez com que a então iniciante se sentisse deslocada e desmotivada. “Fiquei mal. Era uma estranha no ninho, e eles passavam do ponto. Só pensava: o espaço existe, vou me dedicar. E como tudo na vida — se eu for limpar um chão, eu me dedico —, não seria diferente. Não pensava em ser aceita, mas em realizar”, afirmou.
Grazi também revelou que chegou a ser ignorada em cena por um colega veterano. Durante as gravações da mesma novela, o ator Otávio Augusto se recusou a contracenar com ela.
“Em 'Tempos Modernos', ele não quis contracenar comigo. Fez a cena olhando para a parede e foi embora. E eu fiz sem ele. Isso aconteceu outras vezes. Aí, depois, trabalhamos juntos novamente [em A Lei do Amor]. Ele pegou minha mão e disse: ‘É uma honra trabalhar com você. Desculpa o que aconteceu’”, lembrou.
Outros episódios envolvendo figuras de peso da televisão também foram mencionados. Segundo Grazi, José Wilker e Miguel Falabella a trataram com desdém.
“Ganhei um prêmio de atriz revelação, e o José Wilker era o homenageado. Ele disse: ‘Não desço na mesma escada que essa BBB’, com aquela voz que eu achava incrível. E teve o Miguel Falabella. Quando fui escolhida para Negócio da China, ele me praguejou. Depois, foi um amor e veio falar comigo”, contou.
Foi somente em 2015, ao interpretar Larissa, uma modelo em decadência devido ao vício em drogas em "Verdades Secretas", que a atriz sentiu uma virada na percepção profissional sobre seu trabalho. A personagem rendeu a ela uma indicação ao Emmy Internacional.
“Na realidade, foi uma tortura trabalhar como atriz até Verdades Secretas. Antes disso, eu pensava em desistir em todas as novelas que fiz”, confessou.