Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, foi sancionada nesta segunda-feira (22) pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, sob a Lei Magnitsky.




 

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), ligado ao Departamento do Tesouro americano. Com isso, Viviane teve eventuais bens em solo norte-americano bloqueados e está proibida de realizar transações com cidadãos ou empresas dos EUA, incluindo o uso de cartões de crédito de bandeiras americanas.

 

Segundo o comunicado oficial, a medida foi motivada pelo fato de Viviane supostamente fornecer uma “rede de apoio financeiro” ao marido, que já havia sido alvo da mesma sanção em julho deste ano.

 

 

 

 

Além disso, a sanção também atinge o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, escritório de advocacia sediado em São Paulo do qual Viviane e dois dos três filhos do casal são sócios.




 

No mesmo dia, o governo Trump também revogou os vistos americanos do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outras cinco autoridades do Judiciário brasileiro.

 

A ação faz parte de uma retaliação crescente por parte do governo norte-americano após o Supremo Tribunal Federal condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão pelo crime de tentativa de golpe de Estado.

 

Viviane Barci de Moraes tem 56 anos e é advogada. Até o momento, ela e Alexandre de Moraes não se manifestaram publicamente sobre o caso. 

Tags:
compartilhe