| Nacional | | RSS |

Integrantes da quadrilha Thundercats são condenados por assassinato

Diário de Pernambuco -

Publicação: 11/09/2010 17:26

Quatro dos cinco acusados de participar de um dos grupos de extermínios mais temidos da Região Metropolitana do Recife, os Thundercats, foram condenados nesta madrugada por crimes de homicídio, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. O julgamento se estendeu por todo o dia de ontem e terminou por volta das 2h deste sábado.

Os cinco foram julgados pela morte de Luciana Barros da Silva, brutalmente executada com dez tiros na cabeça dentro da casa em que morava, na Rua Professor Henrique de Lucena, no bairro de Jardim São Paulo, em março de 2007. Os cinco filhos e a mãe da vítima Vera Lúcia Barros da Silva testemunharam toda a barbárie. Na investida, a mãe também foi atingida por um disparo de arma de fogo, mas sobreviveu. Para a quadrilha, a vítima - que namorava um policial - era informante e repassava informações para a polícia.

No banco dos réus estavam Anderson Leonardo Nunes Cunegundes, o Salsicha, Andersons Oliveira de Mendonça, conhecido como Bochecha, Marconi de Souza Rabelo, José Marcionilo da Silva, o Tiago, e José Jairo de Moura Cavalcanti. O último é apontado como o líder da quadrilha e foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado. O julgamento ocorreu na 1ª Vara do Tribunal do Júri do Fórum Rodolfo Aureliano.

O único reú absolvido de todas as acusações foi Anderson Oliveira de Mendonça. Além de Jairo, também foram condenados por homicídio, tentativa de homicídio e formação de quadrilha Anderson Cunegundes e José Marcionilo da Silva. Já Marconi de Souza Rabelo foi condenado apenas por formação de quadrilha e pegou quatro anos de cadeia. Como ele já está preso desde 2007, o advogado dele irá pedir que ele cumpra a pena em regime semi-aberto.

O advogado de José Jairo, João Ferreira, afirmou que irá tentar reverter a decisão do julgamento. “Temos cinco dias, a conta da próxima segunda-feira, para apelar no Tribunal de Justiça”, disse. Os condenados estão presos na penitenciária Aníbal Bruno.

Histórico - O julgamento foi o primeiro a ser realizado desde que o grupo foi desbaratado em 2007. A sessão começou às 10h de ontem e deu continuidade a que havia sido adiada na última semana devido ao acidente sofrido pela juíza Fernanda Moura, que caiu da escadaria do plenário.

Com o adiamento, mudanças foram feitas na defesa dos acusados. O advogado Jorge Wellington - que também atuou no julgamento dos kombeiros do Caso Serrambi - se retirou do corpo de defesa devido à morte de um familiar, e as defensoras públicas Nátali Brandi e Andrea Lundgren Moraes assumiram a defesa de Marconi que estava sem advogado.

Os Thundercats começaram a ser investigados em janeiro de 2007 na Operação Ponta do Iceberg, da Polícia Civil. Com interceptações telefônicas, se descobriu que o grupo de extermínio era composto por policiais militares, soldados da aeronáutica, delegados, agentes de polícia e comerciantes.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR com informações das repórteres Tatiana Nascimento e Adaíra Sene

Esta matéria tem: (0) comentários

/softwares/publisher/zope/Products/environ/utils
Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

Serviços

Guia de Bares e Restaurantes
Sol e Chuva
Cinema
Promoções
Horóscopo
Trânsito
Vrum
Eventos
Economia
Avaliações - Saúde Plena
Rádio Guarani - Ouça ao vivo
SMS

 
INTIP - Nossa empresa alinhada com seu negócio