Votação:
Amanda Almeida - Estado de Minas
Publicação: 01/03/2010 07:56 Atualização: 01/03/2010 08:17
![]() | |
| Capoeira, alongamento, esgrima e pingue-pongue foram algumas das atividades que divertiram moradores e quem estava de passagem |
Enquanto arquitetava uma programação animada para ocupar o domingo e sair do apartamento, o pequeno Leonardo Latorri, de 8 anos, escutou um som diferente. “Mamãe, você está ouvindo? É música”, exclamou. Era a banda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que passava pela Praça Raul Soares, no Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Imaginando ser uma apresentação musical, o menino arrastou a mãe até o espaço verde. Encontrou banda, capoeira, pintura de rosto, cama elástica e até esgrima. “Tudo que a cidade precisa: um espaço de socialização para as crianças e adultos”, definiu a mãe, Paula Pereira, de 40. No domingo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estendeu o projeto Domingo, a rua é nossa à Raul Soares.
Todo domingo a pista central da praça ficará fechada, das 7h às 14h, para quem deseja caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins. O projeto já faz sucesso nas avenidas Bandeirantes, na Região Centro-Sul, e Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha, desde o ano passado. Assim como Paula e Leonardo, que moram em frente à praça, muitos moradores da região aprovaram o evento. “Quando era jovem, ia todo fim de semana à Praça da Liberdade. Jogávamos capoeira lá e outras pessoas faziam outras atividades. Era um espaço em que a cidade se encontrava. Desejo que isso também aconteça aqui”, relatou Eneida Torres Lima, de 61, que aproveitou para jogar dama com o filho Alan Torres Lima, de 32.
Atividades
Não faltou atividade para quem foi. No comando do alongamento, a professora de ginástica Aline de Freitas puxou a orelha dos alunos. “As pessoas precisam entender que saúde é poupança. É muito mais inteligente prevenir. Atividade física é fundamental para uma vida saudável”, disse Aline, que dá aula na Academia da Cidade, projeto também da PBH. Para as crianças, havia pingue-pongue, cama elástica e sinuca. “Já conheci um monte de criança. Tomara que tenha todo fim de semana. Não vou faltar nunca”, prometeu Angélica Freitas, de 9, que não parava de pular na cama elástica.
Outras crianças deixaram a brincadeira de lado para conhecer a esgrima. “É muito legal e não machuca. A professora vai deixar a gente tentar jogar também”, comemorou Henrique Silva, de 12. A professora Bianca Dantas e os atletas profissionais Carlos Moreira e Frederico Castro não se cansaram de dar explicações. “A esgrima ficou conhecida como um esporte da elite. Mas estamos tentando popularizá-la”, afirmou Bianca. Uma exposição de carros antigos também atraiu a atenção de adultos e crianças. “Temos um encontro mensal na Pampulha e hoje viemos mostrar nossos carros aqui, contou o organizador da mostra, Marcelo de Moro.
![]() | |
| Fiz uma estrela no rosto porque sou cruzeirense. Mas não quero ficar apenas nisso. Vou aproveitar todas as atividades. Inclusive aprender alguns jogos que não sei, como sinuca - Amanda Rossani Saraiva Moreira, de 9 |
De 
até
Uai Shopping
Esta matéria tem: (1) comentários
Autor: Vinícius
Excelente iniciativa da PBH! Que tenha bastante sucesso como na Av. Bandeirantes e na Pampulha. | Denuncie |