| Minas | | RSS |

Recreação » Pista da Praça Raul Soares será fechada todos os domingos No primeiro dia, frequentadores encontraram apresentações musicais e esportivas

Amanda Almeida - Estado de Minas

Publicação: 01/03/2010 07:56 Atualização: 01/03/2010 08:17

Capoeira, alongamento, esgrima e pingue-pongue foram algumas das atividades que divertiram moradores e quem estava de passagem - (Fotos: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Capoeira, alongamento, esgrima e pingue-pongue foram algumas das atividades que divertiram moradores e quem estava de passagem

Enquanto arquitetava uma programação animada para ocupar o domingo e sair do apartamento, o pequeno Leonardo Latorri, de 8 anos, escutou um som diferente. “Mamãe, você está ouvindo? É música”, exclamou. Era a banda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que passava pela Praça Raul Soares, no Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Imaginando ser uma apresentação musical, o menino arrastou a mãe até o espaço verde. Encontrou banda, capoeira, pintura de rosto, cama elástica e até esgrima. “Tudo que a cidade precisa: um espaço de socialização para as crianças e adultos”, definiu a mãe, Paula Pereira, de 40. No domingo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estendeu o projeto Domingo, a rua é nossa à Raul Soares.

Todo domingo a pista central da praça ficará fechada, das 7h às 14h, para quem deseja caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins. O projeto já faz sucesso nas avenidas Bandeirantes, na Região Centro-Sul, e Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha, desde o ano passado. Assim como Paula e Leonardo, que moram em frente à praça, muitos moradores da região aprovaram o evento. “Quando era jovem, ia todo fim de semana à Praça da Liberdade. Jogávamos capoeira lá e outras pessoas faziam outras atividades. Era um espaço em que a cidade se encontrava. Desejo que isso também aconteça aqui”, relatou Eneida Torres Lima, de 61, que aproveitou para jogar dama com o filho Alan Torres Lima, de 32.

Atividades

Não faltou atividade para quem foi. No comando do alongamento, a professora de ginástica Aline de Freitas puxou a orelha dos alunos. “As pessoas precisam entender que saúde é poupança. É muito mais inteligente prevenir. Atividade física é fundamental para uma vida saudável”, disse Aline, que dá aula na Academia da Cidade, projeto também da PBH. Para as crianças, havia pingue-pongue, cama elástica e sinuca. “Já conheci um monte de criança. Tomara que tenha todo fim de semana. Não vou faltar nunca”, prometeu Angélica Freitas, de 9, que não parava de pular na cama elástica.

Outras crianças deixaram a brincadeira de lado para conhecer a esgrima. “É muito legal e não machuca. A professora vai deixar a gente tentar jogar também”, comemorou Henrique Silva, de 12. A professora Bianca Dantas e os atletas profissionais Carlos Moreira e Frederico Castro não se cansaram de dar explicações. “A esgrima ficou conhecida como um esporte da elite. Mas estamos tentando popularizá-la”, afirmou Bianca. Uma exposição de carros antigos também atraiu a atenção de adultos e crianças. “Temos um encontro mensal na Pampulha e hoje viemos mostrar nossos carros aqui, contou o organizador da mostra, Marcelo de Moro.

Fiz uma estrela no rosto porque sou cruzeirense. Mas não quero ficar apenas nisso. Vou aproveitar todas as atividades. Inclusive aprender alguns jogos que não sei, como sinuca - Amanda Rossani Saraiva Moreira, de 9 - ()
Fiz uma estrela no rosto porque sou cruzeirense. Mas não quero ficar apenas nisso. Vou aproveitar todas as atividades. Inclusive aprender alguns jogos que não sei, como sinuca - Amanda Rossani Saraiva Moreira, de 9
Nos próximos fins de semana, a pista central estará fechada para exercícios físicos, mas não haverá as recreações da prefeitura. “Não temos estrutura para mantê-las em todos os espaços fechados da cidade. A intenção agora é que a comunidade se articule e ocupe a praça”, explicou o gerente de Programas e Eventos Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, Sidney Zabeu. A torcida é grande. “Muito bom ver a Raul Soares assim. Só o uso do espaço pela comunidade afasta a criminalidade”, disse o advogado Joaquim Rufino, de 59, que aproveitou o domingo para jogar peteca com a esposa, Ana Izabel Franco, de 54, na praça.

Nos domingos, a BHTrans fará o desvio do trânsito de veículos pela pista externa da praça, sem desativar nenhum ponto de ônibus existente. O próximo espaço a integrar o projeto é a Avenida Professor Morais, na Cidade Jardim, na Região Centro-Sul, que será fechada em um dos sentidos, nos domingos, a partir de 28 de março.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Vinícius
Excelente iniciativa da PBH! Que tenha bastante sucesso como na Av. Bandeirantes e na Pampulha. | Denuncie |

/softwares/publisher/zope/Products/environ/utils
Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

Serviços

Guia de Bares e Restaurantes
Sol e Chuva
Cinema
Promoções
Horóscopo
Trânsito
Vrum
Eventos
Economia
Avaliações - Saúde Plena
Rádio Guarani - Ouça ao vivo
SMS

 
INTIP - Nossa empresa alinhada com seu negócio