(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Páscoa e cerveja

Faça chuva ou faça sol, festival de cervejas artesanais vai agitar Ouro Preto

A primeira edição do OuroBier ocorre sábado e domingo e inclui shows e gastronomia, entre outras atrações durante o feriado da semana santa


12/04/2017 11:00 - atualizado 12/04/2017 12:11
136

O festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias
O festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias (foto: ANTONELLA/Divulgação)
Ouro Preto sedia, nos dias 15 e 16, a primeira edição do OuroBier, que promete se tornar um dos mais disputados e agradáveis eventos cervejeiros de Minas Gerais. O OuroBier tem como foco principal a cerveja, mas as atrações incluem boa música, exposição de moda, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais.

Segundo Júlio Füzessi, realizador do evento, “Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, porque mostra a força cultural de Minas. Explorar a qualidade dos nossos produtos para o mundo em um cenário único e original é o nosso foco. Estamos na expectativa, por ser o primeiro ano, mas será um grande evento, com certeza”. A semana santa em Ouro Preto recebe tradicionalmente uma grande gama de turistas e a realização do festival (logo depois do fim da quaresma) promete marcar a cidade e se tornar parte do calendário anual.
O mercado cervejeiro brasileiro, e especialmente o mineiro, está em ebulição
O mercado cervejeiro brasileiro, e especialmente o mineiro, está em ebulição (foto: DepositPhotos)

O festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias, como Verace, Falke Bier, Brüder, Lamas Brew Shop, Krug Bier, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Aleluia Bier, Mantrap, Furst, Casa Olec e Backer, entre outras. A expectativa de público é de 20 mil pessoas e haverá uma superestrutura com praça de alimentação coberta.

• Cerveja e gastronomia

Os turistas poderão apreciar muita tradição, fé e, agora, evento cervejeiro
Os turistas poderão apreciar muita tradição, fé e, agora, evento cervejeiro (foto: César Duarte/divulgação)

O Buffet Flávia Barbosa assina o cardápio do OuroBier e apresenta opções de pratos individuais e porções voltadas para o público apreciador da boa comida mineira e também a gastronomia típica alemã. O menu inclui delícias como o tradicional feijão-tropeiro completo, o salsichão típico da Alemanha e chucrute, espaguete à bolonhesa, bolinho de bacalhau, porção de linguiça artesanal e de torresmo. Na mistura entre Minas e os germânicos ainda tem a típica salada de batata alemã, joelho de porco e kassler. Como o festival é direcionado a toda a família, as crianças também terão quitutes e doces para aproveitar. A área de alimentação terá espaço próprio em local coberto, com mesas e funcionários para atender todos com o máximo de conforto.

 

 

• Cerveja e informação

O mercado cervejeiro brasileiro, e especialmente o mineiro, está em ebulição, e conhecer melhor sobre os processos de produção, técnicas e novidades é um dos pontos altos do OuroBier. No sábado, das 14h às 18h, quatro palestrantes conceituados no cenário cervejeiro vão ensinar e debater sobre o mercado em geral. As inscrições podem ser feitas na hora para iniciados e interessados em conhecer mais sobre cerveja.


Princípios e técnicas da fermentação das cervejas Sauer é o tema do palestrante Jamal Awadallak, responsável pelo projeto Beer School, que vai focar tanto no processo artesanal (homebrewer), quanto no industrial. O professor, sommelier e mestre cervejeiro da Hofbräuhaus no Brasil, Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, vai falar sobre técnicas de lupulagem e dry hopping. Túlio Pinto da Silva, mestre cervejeiro e sócio-proprietário da Cervejaria Verace, apresentará uma palestra sobre produção cigana: o que é, como funciona, as modalidades que existem, vantagens para as fábricas e produtores e os maiores desafios. E o pesquisador e professor da Ufop Rogelio Lopes Brandão dará uma pequena aula sobre a utilização de leveduras originárias da produção de cachaça e sua aplicação na produção cervejeira.

• Cerveja e moda


Moda e cerveja também se harmonizam e o OuroBier quer provar isso ao trazer ao Centro de Convenções de Ouro Preto uma exposição especial, produzida pelos alunos do curso de design de moda da Universidade Fumec. Durante os dois dias, serão expostos 15 looks criados especialmente para a ocasião, em linho e algodão, com estampas de tendências e produtos relacionados ao mundo da cerveja. Segundo o organizador e coordenador do curso, professor Antônio Fernando Santos, serão apresentados aventais, jogos americanos, camisetas e outro itens que podem ser utilizados por todos no dia a dia.

• Cerveja e música

Um evento a mais durante a celebração da semana santa em Ouro Preto
Um evento a mais durante a celebração da semana santa em Ouro Preto (foto: Beto Novaes/EM)

Além dos deliciosos pratos típicos, nada harmoniza melhor com uma boa cerveja que boa música. As atrações selecionadas incluem oito bandas, performance do DJ Hugo Santiago durante todo o festival e uma Bier Lounge Boate no sábado à noite (das 23h às 4h), com a participação de diversos DJs convidados. Hugo Santiago é detentor de um estilo próprio e uma apresentação arrojada que navega entre as vertentes da black music, passeando tranquilamente pelo flash black (anos 1970, 80 e 90), rap nacional, internacional e trap music, entre outros estilos.


SERVIÇO


Confira as bandas que se apresentarão no primeiro OuroBier:

» Dia 15, a partir das 12h


• Blues Horizonte Band (blues R&B)
•Audergang (blues rock)
•Alexandre da Mata & The Black Dogs (rock/blues)
•Legião V (Legião Urbana)

» Dia 16, a partir das 12h 


•Papagaio Elétrico (poprock)
•Little Trouble (rock e blues)
•Machaka (blues rock)
•Leonardo Uoya Trio (blues soul)

» OuroBier – Festival de Cervejas Artesanais de Ouro Preto


•Data: 15 e 16 (sábado e domingo)
•Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop – Ouro Preto
•Horários: sábado, das 10h às 4h da madrugada de domingo; domingo, das 10h às 20h
•Venda de ingressos pelo site www.ourobierfest.com.br
https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/
•Mais informações: (31) 3551-2582 ou (31) 98884-3416

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)