(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Bate e volta

Catas Altas: lugar sagrado no alto da Serra do Caraça

A 120 quilômetros de Belo Horizonte, receptiva e aconchegante, Catas Altas tem boas pousadas e natureza, que, mesmo com a mineração, segue preservada.


20/12/2016 07:12 - atualizado 21/12/2016 20:03

(foto: Marcos Michelin/EM)

Quem conhece Minas Gerais sabe que, com poucos quilômetros, é possível fugir da correria dos grandes centros urbanos ou cidades com intensa movimentação de turistas. Natureza preservada, cachoeiras, belas igrejas, tranquilidade e o típico clima bucólico do interior. Além, é claro, da tradicional comida mineira. E Catas Altas, assim como vários outros municípios próximos de Belo Horizonte, não foge à regra, sendo um ótimo destino para quem deseja aproveitar um dia ou fim de semana no esquema ‘relax’.


(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM)
Igreja de Santa Quitéria, em Catas Altas, compõe o cenário de interior
Igreja de Santa Quitéria, em Catas Altas, compõe o cenário de interior (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM)

 

A história de Catas Altas, assim como diversos outros municípios mineiros, está diretamente relacionada à exploração mineral do século 18. Situada na Serra do Caraça, a pequena cidade, com pouco mais de 5 mil habitantes, nasceu com a descoberta de minas auríferas, no início de 1700. A 120 quilômetros de Belo Horizonte, receptiva e aconchegante, Catas Altas tem boas pousadas e natureza, que, mesmo com a mineração, segue preservada.

 

No coração da cidade, as principais atrações são a Igreja de Nossa da Conceição, localizada na simpática Praça da Matriz, e a Igreja de Santa Quitéria, também chamada de Capela de Nossa Senhora do Carmo. Ambas são do século 18. A primeira é das mais importantes do estado, e uma das poucas igrejas em que se pode fixar a data de fundação com precisão: 1739. Junto a ela, no Centro Histórico de Catas Altas, antigos casarões em bom estado de preservação completam o cenário do início da ocupação de Minas Gerais. Já a segunda fica no alto de uma coluna. Sua dupla denominação se deve ao fato de que, apesar de ter no trono de seu altar-mor a imagem de Nossa Senhora do Carmo, sua invocação tradicional, comprovada em referências documentais, é Santa Quitéria. Emoldurando os dois templos católicos está a Serra do Caraça e toda sua beleza.

 

 

Mais simples, a Igreja do Rosário foi construída entre os séculos 18 e 19. Apesar de seu exterior não chamar tanto a atenção, seu interior tem um altar-mor com talha em estilo dom João V e o teto pintado em tons de vermelho e marrom bem escuro. Se o plano é relaxar na calmaria da cidade, vale a visita.

 



SANTUÁRIO Mas o que mais movimenta o turismo da região é o Santuário do Caraça, que faz parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caraça, um dos mais importantes do país e maior unidade de conservação particular do estado. Com trilhas para várias atrações, como cachoeiras, mirantes, piscinas naturais, antigas construções, grutas e picos (alguns só podem ser visitados com o acompanhamento de guias), o Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para seus visitantes.


E a lista de cachoeiras, rios, picos e mirantes do Santuário do Caraça é extensa: Cascatinha, Tanque Grande, Pinheiros, Banho do Belchior, Cruzeiro, Capelinha, Banho do Imperador, Cascatona, Bocaina, Taboões, Gruta de Lourdes, Prainha, Ponte do Bode, Pico da Carapuça, Pico do Sol, Gruta da Bocaina, Pico da Verruguinha, Pico Três Irmãos, Campo de Fora e Pico da Conceição, entre outros.

 

 

Além dos atrativos naturais, o Caraça, como é conhecido o santuário, é um centro de espiritualidade, cultura e educação. A instituição católica é uma das sete maravilhas da Estrada Real e patrimônio federal, estadual e municipal. Faz parte dos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. O Centro conta com toda a estrutura para atender o turista, como pousada, restaurante, lanchonete e loja. No conjunto arquitetônico estão a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e pousada. Na área de manejo estão localizadas a Fazenda do Engenho, o Buraco da Boiada, a Fazenda do Capivari, também abertos à visitação. Para os mais sortudos, a visita dos famosos e ameaçados de extinção lobos-guará é um espetáculo à parte.

 

No Santuário do Caraça, lobo-guará costuma dar as caras à noite, chegando bem pertinho dos visitantes
No Santuário do Caraça, lobo-guará costuma dar as caras à noite, chegando bem pertinho dos visitantes (foto: Marcos Michelin/EM)

Quem quiser aproveitar e dar um pulo em Santa Bárbara pode conhecer o famoso mel e o artesanato locais. Em Catas Altas, outras atrações são opção de quem não quiser encarar o intenso movimento de turistas do Santuário do Caraça, que recebe, em média, 70 mil visitantes ao ano. Em alguns fins de semana costuma receber mais pessoas que a soma da população dos dois municípios vizinhos.


Localizado em propriedade particular, o Vale das Borboletas abriga um riacho tranquilo de águas límpidas e poços naturais. A entrada é paga e o local só pode ser visitado com guia. Outra opção é a Chapada da Canga, com linda vista para a Serra do Caraça, Pico do Sol e lagoas. A queda d'água Cachoeira da Valéria também fica em área privada. O rio com mesmo nome da cachoeira conta com grande poço cercado de vegetação e com água esverdeada.
Outra cachoeira bastante visitada é a do Maquiné. Ela pode ser avistada do Centro Histórico de Catas Altas e tem duas quedas. A primeira tem cerca de 60 metros de altura e quatro saltos que formam pequenos poços. A segunda tem 25 metros de altura. O acesso não é sinalizado e apresenta grau alto de dificuldade. Ou seja, exige bom preparo físico e experiência em trilhas.
A 12 quilômetros do Centro de Catas Altas está o Bicame da Pedra, onde ficam as ruínas de um grande aqueduto de pedra, construído com o objetivo de abastecer a cidade e a mineração.

 

SERVIÇO

 

COMO CHEGAR
•Catas Altas fica a 120 quilômetros de BH. Saindo da capital, siga pela BR-381 até a MG-436. Prossiga pela MG-436 e, depois, MG-129 até o destino.

ONDE FICAR
Pousada Ecos da Serra
(31) 3832-7658
Pousada Solar dos Guarás
(31) 3832-7102
Pousada Aconchego Mineiro
(31) 3832-7261
Hospedaria do Caraça

(31) 3837-7327 e (31) 3837-1939 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)