Medellín respira arte por todos os cantos

Plaza Botero, em Medellín, concentra 23 obras do artista colombiano Fernando Botero, considerado um mestre nas artes

05/12/2016 23:43
Pro-Export/Divulgação
(foto: Pro-Export/Divulgação)
Seguindo pela linha A do metrô, a primeira parada deve ser na estação Parque Berrío, a poucos metros da Plaza Botero. O lugar abriga 23 peças do antinhoquenho Fernando Botero, criador das esculturas gigantes de bronze e de formas “volumosas”, como ele próprio já as definiu, e é um verdadeiro museu a céu aberto. Entre os destaques estão as obras A mão, Homem e cavalo e Eva. Bem em frente à praça, outro acervo do artista: o Museu de Antioquia, que guarda ainda peças do artista Pedro Nel Gómez, também considerado uma lenda local.

O roteiro turístico de Medellín inclui ainda uma visita ao Pueblito Paisa, réplica de um povoado típico antioquenho localizado no Cerro Nutibara, o maior parque natural em perímetro urbano de Medellín. O contorno da pequena praça do Pueblito Paisa é decorado com os edifícios tradicionais da cidade, como a igreja, a farmácia, a escola e a prefeitura. No sentido Norte da cidade estão o Parque de Los Deseos, o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe e o Parque Explora, um complexo gigantesco que abriga atrações interativas, espaço ciência, museu, aquário, planetário, entre outras atrações.

Já nos arredores da cidade é possível praticar esporte de aventura e se divertir muito. Com tempo disponível, o turista pode conhecer o Parque Arví, reserva natural que abriga cachoeiras, córregos, trilhas, espaços para piqueniques e infraestrutura de arvorismo. O percurso até lá é feito de metrocable e vale pela bela vista panorâmica da cidade.

Na gastronomia, destaque para as comidas típicas, com forte inspiração dos indígenas. O prato mais conhecido é a bandeja paisa, um gigantesco prato feito que leva arroz, feijão, linguiça, chouriço, tomate, ovos e abacate. Vale ainda conhecer a noite em Medellín, agitada pelos ritmos latinos em casas noturnas do Parque Lheras, um dos bairros mais famosos da cidade, também conhecido por suas butiques e lojas de artesanato únicos.


VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO