Suas próximas férias com roteiros incríveis no Brasil ou no exterior

Está quase chegando a hora de afrouxar a gravata, guardar o salto alto e deixar a mochila de lado. Para milhões de brasileiros, as férias de verão são um dos momentos mais esperados do ano.

por Gustavo Perucci 28/11/2016 20:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Luís Eduardo Vaz/Divulgação
É comum encontrar belíssimas piscinas naturais no mar, como as de Maragogi (AL) (foto: Luís Eduardo Vaz/Divulgação)

Pode ter calor, chuva, estradas e aeroportos lotados. Nada é barreira para o merecido descanso. Quem já se planejou, comprou passagens e garantiu a estada, é só aguardar mais alguns poucos dias. Se deixou para última hora, é bom começar a se mexer!

 

Juntar o clima quente com a vontade de relaxar deixará o litoral ainda mais charmoso. Não é por menos que as praias sãos o destino preferido dos brasileiros neste período do ano. Mesmo com extenso litoral, o país tem uma região que se destaca nesse quesito: o Nordeste. Mas fique tranquilo. O Brasil também tem opções de sobra para quem prefere fugir do burburinho dos lugares mais movimentados e até do calor típico da estação.

 



Entre as cidades mais procuradas no verão estão Porto Seguro, Maceió, Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro e Florianópolis. Se a opção é ir a um desses destinos, pode ter certeza de que cada metro quadrado será bastante disputado. Mesmo assim, todas elas oferecem completa estrutura ao turista, com ótimos hotéis, pousadas, resorts, campings, albergues e apartamentos para locação por temporada. Ou seja, existem possibilidades para todos os bolsos. Só não se engane em pensar que conseguirá evitar um movimento intenso. O turismo interno ganhou força nas últimas décadas, e lugares mais alternativos também passaram a receber mais e mais visitantes.

 

 

Secretaria de Turismo de Alagoas/Divulgação
Praia de Pajuçara é um dos locais mais lindos em Maceió, capital de Alagoas. (foto: Secretaria de Turismo de Alagoas/Divulgação )


Agora, se a vontade é repousar em um lugar mais tranquilo, as cidades pequenas do interior, com suas cachoeiras e hotéis-fazenda são ótimas opções. Claro que vários destinos já são conhecidos e vivenciam um aumento de movimento no verão. Mas com pesquisa é possível encontrar o refúgio perfeito. São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, por exemplo, fica bem próximo de importantes cidades históricas do estado, sem o movimento de seus vizinhos mais famosos. O turista pode aproveitar com a família ou amigos a boa estrutura dos hotéis-fazenda da região, curtir cachoeiras, visitar alambiques de cachaça artesanal e, em alguns dias, ir conhecer as belas igrejas e construções históricas de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Além, é claro, de apreciar a típica e deliciosa comida mineira.

SEM SAIR DO HOTEL 

Beach Park/Divulgação
Beach Park, no Ceará, é um dos maiores parques aquáticos do Brasil (foto: Beach Park/Divulgação)

 

Quando a família cresce, hotéis-fazenda e resorts ganham um charme todo especial e conquistam cada vez mais pais e mães. Enquanto os rebentos se divertem na água e em atividades supervisionadas por equipe de recreadores bem qualificados, os adultos podem relaxar à beira da piscina, lendo um livro ou tomando um drinque. Claro que toda essa comodidade tem preço, mas existem opções para as mais variadas classes sociais. Em Florianópolis, por exemplo, as diárias variam de R$ 250 a R$ 1 mil.

 

 Outra boa possibilidade, mas aí é preciso estar com a cabeça para todo o agito, são os parques temáticos. No calor do verão, os aquáticos ganham destaque. Se a família está animada, pode ter certeza de que o programa agradará a todos. Um dos pioneiros do segmento no país é o Beach Park, em Porto das Dunas, a 17 quilômetros de Fortaleza. O complexo turístico ocupa mais de 160 mil metros quadrados (m²), reunindo, além do parque, resorts, hotel, bares, restaurantes e espaço de convivência e serviços, e já se prepara para receber milhares de visitantes neste verão.


O parque aquático, que conta com 18 atrações, recebeu no último ano mais de 970 mil visitantes, e prepara programação especial para a estação mais quente do ano, com diversos shows e apresentações. Mas o destaque principal são os brinquedos. Um deles é o vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Outra novidade é o Beach Park Spa, localizado em um dos resorts do complexo. 

PARA QUEM PODE

Autoridade de Turismo de Aruba
Férias em família: mergulhar nas águas quentes de Aruba, no Caribe (foto: Autoridade de Turismo de Aruba)
 

 

 Se a alta do dólar não é um problema, destinos no exterior ampliam, e muito, o leque de possibilidades de turismo. Praias paradisíacas, cidades históricas e até neve e frio. Como o brasileiro gosta de relaxar no litoral, o Caribe é a melhor opção.


Com algumas das mais belas praias do mundo, o complexo de ilhas na América Central é conhecido pelas águas cristalinas, arrecifes de corais preservados e bela diversidade de fauna marinha. E, dentro da diversidade de destinos possíveis, com certeza o interessado encontrará algum local que caiba dentro do orçamento. Entre as cidades e países mais famosos estão Cancún (México), Cartagena de Índias (Colômbia – na América do Sul, mas banhada pelo Mar do Caribe), Aruba, Curaçao, República Dominicana, Cuba, Jamaica, Ilha de São Martinho (St. Maarten) e, para quem gosta de fazer umas comprinhas, Panamá. Todos esses lugares guardam sua parte do paraíso, além de forte cultura local. E são repletos de resorts do mais alto nível.

Amplie os horizontes e pesquise. O hemisfério sul é cheio de boas oportunidades para as férias. Aproveite, pois também é verão na Argentina, Chile, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália...

ENTRE NUMA GELADA

Vail Resorts/Divulgação
Estação de esqui em Vail, no Colorado, nos Estados Unidos (foto: Vail Resorts/Divulgação)
 

 

E quem curte esportes de inverno ou prefere bater o pé em temperaturas (bem) mais amenas, o Hemisfério Norte é cheio de atrações. E a lógica é simples: quanto mais distante da linha do equador, mais frio será o clima do país. Se a ideia é ir à Europa, o Sul de países como Espanha, Portugal e Itália são boas opções para quem quer andar bastante sem se preocupar com neve. Se a preferência é se refugiar em uma estação de esqui, por exemplo, tradicionais destinos como os Alpes Suíços ou Aspen, em Colorado, nos Estados Unidos, oferecem toda a estrutura para receber e agradar ao turista. 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO