O mundo na ponta dos dedos. Descubra os melhores aplicativos para todo tipo de roteiro

Veja nesta edição uma verdadeira enciclopédia de aplicativos para turistas de todos os perfis curtirem ao máximo suas vivências mundo afora. Aproveite!

por Cecília Emiliana 25/10/2016 00:12

Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)
O homem jamais foi das cavernas. No tempo em que as habitava, aliás, era nômade. Nunca teve medo de explorar o universo à sua volta, mesmo quando só podia encará-lo desarmado.


O fascínio pela descoberta fez com que, ao longo dos milênios, aprimorasse seus instrumentos de exploração. Criou embarcações e apetrechos de navegação para saber se o mundo acabava mesmo no oceano. Mais tarde, o avião, com todo o seu complexo aparato para se arriscar no céu, encurtar distâncias e, assim, encher a mochila com mais jornadas. Foi parar, por fim, no espaço, onde ainda é um viajante tímido, mas corajoso.

O planeta, que antes engolia a humanidade, portanto, hoje cabe no seu bolso. Ou dentro de dispositivos diversos que ela carrega no bolso, como smartphones e GPSs, entre outros. Longe de se cansar de sua terra, afinal, nossa espécie continua a decifrá-la minuciosamente em plataformas cada vez mais avançadas e eficientes – sobretudo em nos mostrar que o mundo, em seus microcosmo, é ainda mais cheio de extraordinários mistérios.

Esta edição do Turismo reúne mais de 50 aplicativos que, certamente, vão tornar a viagem de exploradores de todos os estilos e bagagens mais proveitosa, rápida e, sobretudo, prática. Todo o percurso normalmente feito por um viajante foi considerado, de maneira que, aqui, o leitor encontrará desde apps capazes de ajudá-lo a decidir seu destino, passando por aqueles que auxiliam na ingrata tarefa de fazer as malas, até alguns bem inusitados, como o que conecta vendedores ambulantes e banhistas na praia (como assim ninguém pensou nisso antes?!).

De acordo com seu perfil – aventureiro, mochileiro ou “cinco estrelas”, por exemplo – quem se aventurar pela reportagem encontrará também sugestões específicas de gadgets que são verdadeiros companheiros de estrada.

Pronto para embarcar? Então, pé na tábua!

 

 

Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)
Para quem é aventureiro:


» Dude
O que faz: Conta com uma lista de esportes de aventura e fornece aos usuários a melhor opção para cada um deles. As listagens são elaboradas por especialistas da área, que indicam os melhores lugares para a prática das atividades, além de mapas, rotas traçadas, sistema GPS, características dos locais, meteorologia, e outros dados. Quanto custa: grátis. Roda em: IOS

» Strava
O que faz: Trata-se de um aplicativo de ciclismo. Nele é dá para monitorar as pedaladas por meio dos dados de referência, além de calcular a distância e a velocidade média de locomoção do viajante. Também permite cadastrar trechos específicos de cada local para competições entre usuários do sistema.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» My Tracks
O que faz: Interessante para quem pratica atividades ao ar livre. Permite traçar o caminho percorrido em uma caminhada, por exemplo, usando o GPS do aparelho, além de fornecer dados estatísticos em tempo real. Cada percurso pode ser gravado para ser visualizado sempre que o usuário quiser e, posteriormente, enviado para o Google Maps, Google Planilha e Twitter.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid


Aos amantes de gastronomia:

» Paladar Viagens Gastronômicas
O que faz: Com curadoria da equipe do Paladar, os apps (existe um para cada uma das cidades contempladas pelo sistema) oferecem desde dicas dos melhores restaurantes de uma região, até informações sobre onde comprar comidas típicas. Quanto custa: U$ 2,99. Roda em: Aindroid e IOS.

» The Fork
O que faz: Mostra os melhores restaurantes em diversos lugares do mundo. O usuário pode escolher o seu restaurante de acordo com um tema e tem a chance de receber um desconto de 50% na conta.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Vivino
O que faz: Ajuda a encontrar qualquer vinho que se queira tomar durante uma viagem. Basta tirar uma foto da garrafa e, imediatamente, ler resenhas, rankings e preços. Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid e IOS
Turismo na selva de pedra:

» AroundMe
O que faz: identifica onde o viajante está e lista os bancos, bares, postos de gasolina, hospitais, hotéis, cinemas, restaurantes, supermercados, teatros e pontos de táxi ao seu redor.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Open Table
O que faz: reservas em restaurantes.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone.

» izi.TRAVEL
O que faz: Conduz o usuário em uma excursão pessoal, orientando-o pelas mais interessantes atrações e museus em mais de 900 cidades ao redor do mundo. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)

Sou praieiro, sou guerreiro:

» Na Praia
O que faz: Conecta comerciantes e consumidores nas praias do Rio de Janeiro. Utilizando geolocalização, o cliente pode localizar profissionais do Leme à Prainha e adquirir com eles picolés, bebidas, comidas, vestuário e serviços.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone.

» HomeAway
O que faz: Ferramenta de aluguel de casa de praia. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Wolfram Sun Exposure Reference App
O que faz: Ideal para quem viaja para a praia ou qualquer destino com muito sol. O app mostra a indicação de raios ultravioleta (UV) que estão agindo no ambiente naquele exato momento, para que o usuário se proteja. Quanto custa: U$ 0,99. Roda em: IOS
Diz que fui (só de mochila) por aí:

» BlaBlaCar?
O que faz: Mediador de caronas rodoviárias pagas, combinadas previamente entre motoristas e caroneiros pelo app ou pelo site da BlaBlaCar. Tem 25 milhões de usuários em 22 países.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Hostelworld
O que faz: Esta é a versão do Booking.com para mochileiros ou para viajantes que buscam opções econômicas de hospedagem.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Couchsurfing
O que faz: Encontre cama macia e chuveiro quentinho em troca de trabalho voluntário.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)

Para gente Ricaaaa:

» STGuides
O que faz: A proposta do aplicativo é oferecer roteiros de luxo aos viajantes que gostam de requinte e sofisticação. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS


Aos pombinhos:

» Honeymooners
O que faz: Oferece destinos pelo mundo a casais em lua de mel. Quanto custa: grátis. Roda em: IOS


Aos que viajam em bando:

» Viagem de galera
O que faz: Solução para quem curte viajar em grupo e precisa organizar as tarefas e, claro, os gastos da galera. O aplicativo é capaz de calcular distâncias, pedágios, consumo de combustível e outros detalhes que ajudam qualquer usuário que pretende viajar de carro com amigos ou família. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» 'Who is Happy'
O que faz: Com os 'Who is Happy', usuários dão check-in quando estão fumando o famoso "cigarrinho da alegria". 'Foursquare da maconha'.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS


Eu me basto e viajo sozinho:

» Pocket
O que faz:Armazena links off-line. Ótimo para viagens e esperas longas em locais sem wi-fi.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid, IOS e Kobo


Na cola do ídolo:

» FestivAll
O que faz: Traça roteiros de viagem para festivais. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Song Kick
O que faz: Localiza shows dos seus artistas favoritos onde você estiver.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Find my Friends
O que faz: Curta shows com os amigos sem perdê-los na multidão. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS


Viagens de voluntariado:

» WWOOF
O que faz: Rede de organizações nacionais que promovem o trabalho voluntário em pequenas fazendas ecológicas em várias partes do mundo.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS


Michey mouse do avião – apps específicos para quem vai à Disney:

» My Disney Experience
O que faz: O que faz: App oficial da Disney em Orlando. Nele, é possível conferir todas as atrações dos quatro parques, suas descrições, localização, fotos e até tempo de fila naquele momento.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

» Disney Memories
O que faz: Assemelha-se ao snapchat. Por meio dele, você pode tirar fotos e decorá-las com diversos stickers e planos de fundo inspirados nos personagens da produtora. Mas só é possível baixá-los depois de aterrissar nos Estados Unidos.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS
» Fastpass
O que faz: Parques da Disney acumulam filas em qualquer época do ano. Para ajudarno enfrentamento das multidões, a instituição criou o Fastpass+, uma espécie de fura-filas organizado que permite ir em uma atração com uma fila bem menor, em horário previamente agendado. Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid e IOS

Reprodução de internet
(foto: Reprodução de internet)

Bom para todos

Confira dicas de aplicativos que podem ser úteis
a todos os perfis de viajantes:

» Duolingo
O que faz: Para quando você precisa se comunicar.
App de tradução.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone.

» Vurb
O que faz: O que faz: Organizador que permite acessar todos os seus apps em uma única tela.
Quanto custa: grátis. Roda em: Aindroid.

» Noaa Radar Pro
O que faz: Informa a previsão do tempo.
Quanto custa: U$ 1,99. Roda em: Aindroid e IOS

» Google maps
O que faz: Basicão, melhor amigo, sobretudo dos mochileiros sem senso de direção.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone.

» XE Currency
Faz atualizações em tempo real e pode mostrar diferentes cotações simultaneamente.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» Open Table
O que faz: O que faz: Permite procurar por restaurantes e fazer uma reserva em poucas etapas.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» Foursquare
O que faz: Faça check-in por onde passar. Dê sua opinião sobre lugares para comer, beber, fazer compras ou visitar em qualquer cidade do mundo. Confira ainda a opinião alheia, evitando, assim, enrascadas.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» skyscanner
O que faz: O que faz: Localiza voos baratos.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» SitOrsquat
O que faz: Busque o banheiro público mais próximo de você. São mais de 100 mil lugares cadastrados.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» Mandic Magic
O que faz: Encontra wi-fi disponível no meio da viagem. O app lista, num mapinha, os lugares próximos a você que têm internet liberada e mostra a senha do wi-fi. Funciona off-line.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone

» Metro
O que faz: Bom companheiro para explorar a cidade de transporte público. Ele indica o melhor trajeto de metrô, trem e ônibus em mais de 400 cidades do mundo todo.
Quanto custa: grátis.
Roda em: Aindroid, IOS e Windows Fone.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO