Cidade Maravilhosa continua sendo a queridinha dos turistas, aponta pesquisa

Houve aumento de 48% na busca de pacotes no primeiro trimestre. Foz do Iguaçu caiu para quinto lugar

por Estado de Minas 15/06/2016 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Corrida do Cristo/divulgação
Cidade do Rio de Janeiro continua sendo o roteiro mais procurado pelos brasileiros no país (foto: Corrida do Cristo/divulgação)

O Rio de Janeiro foi o destino preferido dos brasileiros no primeiro trimestre deste ano, de acordo com pesquisa do site de viagens Decolar.com. Em seguida estão as cidades de Natal, Fortaleza e Maceió. As vendas de pacotes mostram que, comparado a 2015, houve aumento de 48%, 71%, 86% e 77%, respectivamente. Segundo o levantamento, Foz do Iguaçu ocupa a quinta posição. No mesmo período de 2015, a cidade estava em primeiro lugar.

Ainda segundo os números da pesquisa, 69,8% dos pacotes adquiridos por turistas brasileiros foram para destinos nacionais, enquanto 30,2%, internacionais. Orlando lidera o ranking e Buenos Aires vem em seguida. Em 2015 ocupavam posições inversas e aumentaram em 2% as vendas para 2016. Santiago, Punta Cana e Cancún ocupam as demais posições do ranking. Em 2015 ficaram na 3ª, 5ª e 4ª posição, respectivamente.

A variação do ticket médio dos pacotes de 2015 para 2016 aumentou. Apenas Orlando, que lidera no ranking de destinos internacionais, teve queda de 4% no valor. Para os nacionais, Foz do Iguaçu, que ocupa a 5ª colocação, foi o destino com maior variação no ticket médio, 28%.

TEMPORADA Quem passa temporada em uma cidade pode economizar alugando um imóvel para todo o período, em vez de pagar diárias de hotel. Durante os Jogos Olímpicos, esse artifício para gastar menos deve ser ainda mais utilizado, pois a procura por imóveis já começou a aumentar.

De acordo com uma pesquisa do AlugueTemporada, as Olimpíadas geraram aumento de 5.100% na procura por hospedagens para temporada no Rio de Janeiro. A demanda é 52 vezes maior que no mesmo período no ano passado.

O estudo compara a procura por imóveis para agosto deste ano (mês do evento) com o mesmo período em 2015 e indica as regiões mais procuradas da cidade. Copacabana é o bairro buscado por 46% dos usuários do site, seguido por Barra da Tijuca (23%) e Ipanema (10,7%). O valor dos aluguéis está mais caro no Leblon. Uma diária no bairro custa em média R$ 1.464 em apartamento para cinco pessoas.

A pesquisa mostra que 70% dos usuários estrangeiros planejam ficar até 11 dias na cidade e 25% procuram hospedagens para, no mínimo, duas semanas.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO