Viagens em iates são boa opção para conhecer Rio Negro

O turista, na imensidão da região amazônica, pode relaxar, conhecer a cultura, degustar a culinária exótica e aprender sobre a vida dos primeiros habitantes do país

por Taís Braga 12/01/2016 00:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fotos: Daniel Ferreira/CB/D.A Press 5/4/13
(foto: Fotos: Daniel Ferreira/CB/D.A Press 5/4/13)


É um mundo de água. O segundo maior rio do planeta em extensão, o Amazonas – também o número 1 em volume –, é um universo de possibilidades turísticas. Navegar nas águas dele e nas dos seus rios secundários é uma aventura inesquecível tanto para estrangeiros quanto para os brasileiros, que começam, aos poucos, a descobrir os encantos da região mais verde do país. Além da imensa floresta, é possível conhecer a cultura, a gastronomia exótica e também conviver com integrantes de tribos, descendentes dos primeiros índios a habitar a região.

Emoldurado pelo verde intenso das árvores, o Rio Negro, um dos principais afluentes, chama a atenção pelo tom escuro das suas águas. O contraste é fascinante e algumas características surpreendem os turistas, como o fato de não existirem muriçocas ou mosquitos nas redondezas. Isso, explicam os moradores, se deve ao pH da água, que impede a sobrevivência desse tipo de inseto. Em tempos de cautela contra o Aedes aegypti, o detalhe é de extrema importância.

A floresta é um mar de folhas que guarda grandes riquezas da flora e, claro, da fauna. Ouvir os cantos de diferentes pássaros é uma oportunidade única. A Amazônia tem centenas de ilhas pluviais não habitadas. Elas são unidades de conservação preservadas pelos órgãos governamentais.

Fotos: Daniel Ferreira/CB/D.A Press 5/4/13
(foto: Fotos: Daniel Ferreira/CB/D.A Press 5/4/13)


Desfrutar de um cruzeiro fluvial na região é uma opção diferenciada e bastante agradável. Várias embarcações cruzam os rios diariamente. A Amazônia concentra 30% da biodiversidade do planeta e conhecer o rio e toda a área por onde ele passa é um verdadeiro aprendizado. Com a população, de extrema simpatia, é possível descobrir as curiosidades da vida ribeirinha. São pessoas que vivem da pesca, convivem com as enchentes e sobrevivem às intempéries. São experiências de uma vida totalmente diferente da rotina urbana.

CONFORTO Uma dessas embarcações é o iate Zenith, da Amazon Zenith Cruises. O barco tem capacidade para 12 pessoas, e conta com três suítes para casais e três com duas camas individuais e banheiros espaçosos, com chuveiro e água quente. Nos três andares, o conforto é flagrante. A sala de jantar é elegantemente decorada, há sala de estar/bar, terraço com bar, jacuzzi, chuveirão e até televisão por satélite. Os viajantes podem escolher o roteiro e os valores vão depender do tipo de serviço escolhido. Crianças e até bebês podem desfrutar do passeio com tranquilidade. Há programação para todos. A empresa conta com outras embarcações.

O passeio ideal, segundo o diretor Gerson Cantão, é o de três noites ou três dias e mais uma noite a bordo. O roteiro pelo Rio Negro, descendo a Sudeste, leva ao encontro das águas com o Rio Solimões, onde é possível ver a diferença entre as cores dos dois rios. É impressionante! Rio acima está o Parque Nacional de Anavilhanas, que abrange 400 ilhas. As visitas à terra são proibidas, para mantê-las preservadas. O arquipélago é imenso, mas não é o maior. Esse título vai para o Mariuá, em Barcelos, também no Amazonas, com aproximadamente 700 ilhas.

Para quem tem receio de enjoar com o balanço das ondas dos rios, é importante saber que as embarcações têm um sistema de controle de balanço que desfaz qualquer incômodo. Até mesmo o dos mais sensíveis. As várias atividades também contribuem para tornar o passeio uma constante descoberta. Para os amantes do ecoturismo, é possível fazer caminhadas em trilhas entre duas e quatro horas em meio à mata primária, conhecer as plantas medicinais usadas pelos ribeirinhos e muito da riqueza – desconhecida – da floresta.

Quem leva

• Amazon Yacht Cruises
• Dreamlines
• CVC
• Amazon Santana Exclusive Cruises

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO