Amsterdã atrai turistas com 300 festivais de música, teatro, dança e gastronomia

Capital é transformada em palco aberto, com programação variada até o fim do ano. Transitar entre vários eventos é fácil, já que transporte público é eficiente

por Estado de Minas 08/09/2015 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Mateus Vidigal/Esp. CB/D.A Press-15/9/14
Homem anda de bicicleta próximo ao Museu de Anne Frank: cidade respira a cultura da bicicleta (foto: Mateus Vidigal/Esp. CB/D.A Press-15/9/14)

Até o fim de 2015, há dezenas de atividades programadas, como música, teatro, cinema, dança e gastronomia. Nesse fim de semana, a grande atração que movimentou a cidade foi o Amsterdam Jazz Festival, que combina um line-up de artistas de todo o mundo num único lugar. Em sua segunda edição, o festival comemorou o 75º aniversário da lenda local do saxofone, Hans Dulfer. Até dezembro, é possível conhecer a capital e aproveitar os vários eventos.

Bares liberais, o Bairro da Luz Vermelha e museus de renome, como a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh, carimbam no passaporte de quem visita Amsterdã cultura e entretenimento de primeira qualidade. A capital da Holanda também é uma excelente anfitriã quando o assunto são os festivais: o site Iamsterdam.com apresenta todos eles numa plataforma interativa. Não importa o tema, durante todo o ano, a cidade abre espaço para música, cinema, teatro, culinária, dança e eventos ao ar livre que atraem milhares de pessoas do mundo inteiro. A cidade hospeda, a cada ano, mais de 300 eventos como esses. A intenção é agradar a todos os gostos.

Transitar por diversos festivais num mesmo dia não é problema, porque transporte público, na Holanda, é motivo de orgulho. Em Amsterdã, é possível locomover-se com facilidade utilizando metrô, ônibus, bonde ou trem. Além disso, cidade respira a cultura da bicicleta – essa é uma das melhores formas de passear por lá. Antes de escolher o destino, consulte o 9292 route planner ou o GVB website e planeje a rota mais rápida para ir de um lugar a outro. Caso vá à cidade num feriado, a diversão vai ficar por conta dos festivais: prepare-se para ver bancos, lojas e grande parte dos museus de portas fechadas.

O Turismo selecionou alguns eventos que ocorrerão entre setembro e novembro na cidade das tulipas. Veja ao lado.

ANOTE NA SUA AGENDA
International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA)
Entre 19 e 29 de novembro, o festival promete transformar o centro de Amsterdã em um verdadeiro paraíso para os fãs de documentários. Serão exibidos os melhores novos filmes do gênero, tanto nacionais quanto internacionais. Do IDFA, podem-se esperar histórias extraordinárias sobre a existência humana – algumas delas tão poéticas quanto chocantes.

Chocolate Fondue in the Dark

Prepare-se para uma verdadeira expedição sensorial pelo mundo do chocolate – só que na escuridão total. Para quem nunca fez uma refeição no escuro, a oportunidade é essa: o restaurante Ctaste oferece a aventura por apenas 10 euros. Em 24 horas, os visitantes podem comer quanto chocolate conseguirem enxergar. A capacidade é de 80 pessoas por sessão. Para não perder a chance, faça sua reserva por e-mail, pelo endereço service@ctaste.nl.

Mysteryland
Famoso por inspirar o universo de contos de fadas e reunir artistas renomados, o festival de música eletrônica comemora sua 22ª edição na Holanda, em Bethel Woods. O bilhete para assistir às apresentações e acampar no local de sábado (29/8) para domingo (30/8) custa 144,50 euros.

Het Bacchus Wijnfestival
O deus Baco chegou ao Amsterdamse Bos, parque da capital, com um festival de vinho que começou na sexta-feira e terminou nesse domingo. A festividade apresentou vinhos de todos os cantos do mundo, inclusive os produzidos por lá, barraquinhas com diversas opções de refeição, DJs e música ao vivo.

Bollywood at the Park
O Oosterpark, parque de Amsterdã, se transformará numa mini-Índia até o dia 30. O festival ao ar livre apresenta os melhores filmes de Bollywood, a Hollywood indiana. Antes das sessões de cinema, os participantes poderão praticar ioga e as coreografias encenadas pelo elenco no telão.

Amsterdam Fringe Festival

O Dutch Theatre Festival e o Amsterdã Fringe Festival se uniram, este ano, para colocar Amsterdã no circuito das artes até o dia 13. Na programação, produções de 25 artistas locais e internacionais transformam a cidade num verdadeiro palco. No festival, a excentricidade ganha vida em produções brilhantes de arte, teatro, teatro musical, comédia e dança. O idioma não será problema. A organização promete um line-up completo para quem não fala holandês.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO