Queijo e chocolate suíços dão água na boca e são símbolo do país europeu

Percorrendo os 1,6 mil quilômetros do Grand Tour, são inúmeras as possibilidades de provar chocolates e queijos em lojas espalhadas pelo país

por Guilherme Paranaiba 02/09/2015 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guilherme Paranaíba/EM/D.A.Press
Produção do queijo de Emmental, simulando o processo do início do século 20 (foto: Guilherme Paranaíba/EM/D.A.Press)


Se você estranhou a falta de dois itens que dão água na boca e são os maiores símbolos da Suíça nesta reportagem, chegou a hora de falar de queijo e chocolate! Percorrendo os 1,6 mil quilômetros do Grand Tour, são inúmeras as possibilidades de provar chocolates e queijos em lojas espalhadas pelo país. Mas pelo menos dois destinos são muito interessantes se você tem curiosidade de entender um pouco as origens dessas duas iguarias, que são referência para o mundo todo.

A apenas 34 quilômetros de Berna, capital da Suíça, está Emmental, vilarejo onde a produção de queijo curado é referência. Os queijos cheios de buracos são produzidos da forma mais moderna disponível atualmente, mas é possível voltar no tempo e observar a produção tal qual acontecia na primeira década do século 20, procedimento todo manual. É possível agendar a visitação em grupos e fazer o próprio queijo. Dentro da visitação, é possível degustar três tipos diferentes produzidos na fábrica.

Saindo da região de Berna para Interlaken, está uma ótima oportunidade de comer chocolate brincando e aprendendo sobre suas origens. Inaugurada há oito meses, uma loja oferece aos turistas um workshop dessa iguaria. Você faz o próprio chocolate em grupo, que pode ter no máximo 12 pessoas e a participação custa 65 francos para os adultos (R$ 247) e 55 francos para as crianças (R$ 209).



Outra oportunidade imperdível é a visitação à maior fábrica de biscoitos da Suíça. Os biscoitos Kambly estão a 38 quilômetros de Berna, 52 quilômetros de Lucerna e 70 quilômetros de Interlaken e literalmente prendem o visitante pela boca. São mais de 100 variedades.
[FOTO548670]

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO