Em Goiás, receitas com milho animam festas juninas

por Taís Braga 24/06/2015 00:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Itumbiara (GO), a 400 quilômetros de Brasília, tem uma das festas mais animadas da região, que começa hoje e, até domingo, promete reunir cerca de 30 mil visitantes por dia. O evento será realizado na Avenida Beira Rio – cartão-postal da cidade – e contará com a participação de grandes artistas do mundo sertanejo, como Israel Novaes, Guilherme & Santiago, Fred & Gustavo, entre outros. Por ali, faz parte da tradição receitas como pamonha, caldos e uma das mais típicas, a Chica Doida, uma massa à base de milho com linguiça, jiló, queijo e pimenta. Os valores arrecadados nas barraquinhas serão revertidos para entidades filantrópicas locais.


Na capital, Goiânia, a 200 quilômetros da capital federal, as tradicionais fogueiras aquecem o frio da noite e também são usadas para assar espigas de milho. Seu maior polo de festejos é o Arraiá do Cerrado, que chega à quarta edição. Com o sucesso dos anos anteriores, o evento teve de ser realocado para um espaço maior e ocorrerá no estacionamento do Estádio Serra Dourada, onde costumam ser realizados shows de grande porte. Durante os dias de festa, entre 8 e 12 de julho, atrações nacionais e regionais se alternarão no palco, e grupos tradicionais de quadrilha são presença certa.

INFLUÊNCIAS MIGRATÓRIAS A festa junina é tão tradicional no país que a maior cidade brasileira não podia ficar de fora. Sim, São Paulo também tem arrasta-pé! Uma delas é organizada pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), que este ano terá como atrações a dupla Caju e Castanha e os grupos Bicho de Pé e Rastapé. Além dos shows, o público poderá aproveitar peças teatrais, festivais de quadrilhas, oficinas com aulas de dança de forró e apresentação de grupos folclóricos. No quesito comes, diversos restaurantes prepararão pratos típicos de todos os estados nordestinos. Respeitando a tradição dos festejos, serão celebradas missas em homenagem a São João amanhã e a São Pedro, no dia 29. A festa vai até domingo e é gratuita.

Em Pinheiros, a Quermesse do Calvário é considerada uma das mais tradicionais de Sampa e tem tudo que um bom arraial deve ter: correio elegante, quadrilha, brincadeiras e bingo. As barracas de comidinhas típicas desta época, como quentão, milho verde e bolos, disputam espaço com as que oferecem fogaça, bolinho de bacalhau e yakissoba, um exemplo de que o brasileiro acolhe muito bem as influências dos imigrantes. Música sertaneja anima todas as noites da festa. O ingresso de R$ 10 dá direito a uma cartela de bingo para concorrer a três sorteios por noite.

 

SERVIÇO

 

» 4º Arraiá do Cerrado

Local: estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 8 a 12 de julho

» Arraiá das Águas

Local: Avenida Beira Rio, Itumbiara
Data: até dia 28

» são joão de nóis tudim

Local: Centro de Tradições Nordestinas (CTN) – Rua Jacofer, 615, Bairro do Limão, São Paulo Grátis
Data: Sábados e domingos,
a partir das 12h

» Quermesse do calvário

Local: Paróquia São Paulo da Cruz – Igreja do Calvário – Rua Cardeal Arcoverde, 950,
Bairro Pinheiros, São Paulo 
Data: Até 5 de julho
Sábados e domingos,
das 17h30 às 23h30
Ingresso: R$ 10

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO