Dicas para não passar aperto ao contratar pacotes de turismo

por Luciana Atheniense 10/06/2015 00:02

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Gosto sempre de divulgar aos leitores da coluna algumas dicas de viagem que possam auxiliá-los na contratação dos serviços turísticos. Nos últimos meses, várias são as ofertas de pacotes de turismo divulgadas, com preços mais acessíveis e propostas de parcelamentos. As empresas de turismo não têm apenas a responsabilidade no oferecimento de “melhor preço”, mas, também, devem arcar com os serviços ofertados, de forma transparente e correta, conforme determina a legislação consumerista (Lei 8.078/90).


Nesse sentido, a coordenadoria do Procon de Santos divulgou algumas dicas para que a viagem se torne “bem-sucedida”:


1. Hospedagem-fantasma
Para não correr o risco de chegar ao seu destino e descobrir que o imóvel que você alugou não existe, alguns cuidados são necessários: confira as informações do contrato e entre em contato com o hotel para confirmar a reserva.


2. Localização ideal
Para verificar a localização de hotéis, pousadas, albergues, flats e casas alugadas e fazer um tour virtual pelas redondezas, use ferramentas como o Google Maps (maps.google.com.br/) e o Street View (goo.gl/qM8mnn).
3. Bonito só na foto As fotografias publicadas nos sites de hotéis, pousadas e albergues ou mesmo por proprietários de casas para aluguel costumam ser produzidas e mostram só os melhores aspectos do ambiente. Vale procurar imagens alternativas.


4. Atraso ou cancelamento
O voo atrasou? A companhia aérea deve informar sobre o atraso e prestar assistência aos passageiros. Se a viagem for de ônibus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê que, se o atraso passar de uma hora, o passageiro pode desistir da viagem e ter o seu dinheiro de volta ou embarcar no próximo ônibus para o seu destino.


5. Cuidado com as milhas
Viajar com pontos acumulados no cartão-fidelidade da companhia aérea com a qual você sempre viaja ou no cartão de crédito é uma forma de economizar, mas não se esqueça de que há restrições: cada empresa impõe regras.


6. Mala perdida
Para evitar que as malas se percam, identifique todas elas com etiquetas com os seus dados e contatos. Além disso, você pode declarar o valor da sua bagagem antes do embarque, gratuitamente. Assim, caso a mala desapareça, o valor da indenização será o declarado.


7. Seguro-viagem
A última coisa com a qual quem sai de férias quer se preocupar é ter algum problema de saúde ou sofrer um acidente, mas, infelizmente, eles podem acontecer. Para não ficar desamparado, principalmente no exterior, é recomendável contratar um seguro-viagem.


8. Vacinação
Para viagens a locais com incidência de doenças endêmicas e contagiosas, o Ministério da Saúde e os órgãos sanitários internacionais recomendam ou exigem vacinação.


9. De olho nos pertences
É comum os turistas relaxarem quando estão viajando, principalmente em cidades estrangeiras. No entanto, roubos e furtos podem acontecer em qualquer lugar. Fique alerta em pontos turísticos, que costumam estar sempre cheios.


10. Instrutores certificados
Lembre-se: com segurança não se brinca. Antes de praticar esportes radicais, como bungee jump, rafting, asa-delta, paraquedismo, mergulho e passeios de balão. Verifique se os instrutores são certificados.


11. Ingressos falsos
Nunca compre ingressos para jogos, festas, peças de teatro etc. de cambistas ou em sites não oficiais. O risco de eles serem falsos é alto.


12. Empresas confiáveis
Antes de contratar o serviço de uma agência de viagem, guia turístico, locadora de veículos etc., verifique se a empresa está cadastrada no site do Ministério do Turismo (cadastur.turismo.gov.br) e se há reclamações contra ela no Procon.


Se a hospedagem e/ou o transporte forem fechados por meio de uma agência, ela é solidariamente responsável por qualquer problema que ocorra durante a viagem, de acordo com os artigos 7º e 15º do Código de Defesa do Consumidor.

Para maiores informações acesse:
http://procon.santos.sp.gov.br/

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