Aprenda os melhores dias para economizar em viagens

por Estado de Minas 27/05/2015 00:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Não existe nenhuma solução mágica para saber qual vai ser o dia em que a passagem para o destino a que você quer ir estará mais barata. No entanto, é possível prever as datas mais prováveis para se pagar menos. É o que defende o diretor na América Latina do Kayak, buscador de viagens on-line, Nicolas Scafuro.

Em um levantamento do site, foi constatado que, para viagens nacionais com mais de sete dias de duração, o ideal é ir no domingo e voltar na quinta-feira. A economia pode chegar a 11%, comparada ao preço médio da passagem, calculado pela média de todos os dias da semana, para aquele destino. Se a viagem for de curta duração, o melhor é partir na sexta ou no sábado e voltar no domingo ou na segunda-feira. O desconto é maior e chega a 15%.

Para as internacionais com mais de sete dias, viaje na segunda ou na terça, dias em que os voos costumam estar menos cheios, e volte na quarta ou na quinta, economizando 6%. Mas a maior porcentagem vai para as viagens ao exterior com menos de uma semana de duração. Indo na sexta e voltando na segunda, o cliente pode pagar até 30% a menos. “Esse último caso é bastante comum por causa das viagens de negócios, que normalmente são no meio da semana e os passageiros têm pouca flexibilidade. Quem não está nesse grupo pode aproveitar bons preços.”O Kayak tem uma ferramenta muito interessante, especialmente para quem não tem a menor paciência para ficar atrás de promoções aéreas: Tendências de Preços.

“São vários algoritmos que usamos para produzir um modelo estatístico e, a partir desses dados, que consideram, entre outros, o histórico de sazonalidade e a variação de preços recente, fazer recomendações aos usuários.” A função cria um alerta que monitora os preços da rota e identifica promoções, além de avisar se o preço tende a cair na semana seguinte, por exemplo.

Com relação ao tempo de antecedência para a compra da passagem, o ideal, segundo Nicolas, é começar a pesquisa três meses antes de viajar e adquirir um bilhete nacional cerca de 50 dias antes da partida. Para trechos internacionais, por volta de dois meses antes. Para quem tem a possibilidade de viajar em qualquer época do ano, 2015 está oferecendo mais promoções com pouca antecedência do que de costume.

Em meados de abril, a Aeroméxico chegou a oferecer passagens para a Cidade do México por R$ 780, saindo de Brasília, para viajar na semana seguinte. Nicolas explica que esse tipo de promoção ocorre quando as vendas do voo não estão como o esperado para o período. “Com a variação do dólar e a instabilidade econômica, o comportamento do consumidor mudou e acontece de as empresas mudarem o preço mais de uma vez ao dia.”

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO