Turistas escolhem destinos de aventura, mesmo sem competir

por Laisa Queiroz 20/05/2015 00:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Arquivo Pessoal
(foto: Arquivo Pessoal)
Praticar esporte enquanto viaja de férias não é privilégio apenas de quem busca competições. É o caso do geógrafo Johannes Peixoto Bodens, de 26 anos, que pratica escalada há oito anos, mas começou a viajar há quatro. Ele escala nos fins de semana, nos arredores de Brasília (DF) e em Goiás, em locais da Chapada dos Veadeiros, de Cocalzinho e de Água Fria.

Sempre que possível, Bodens vai mais longe. Já explorou a Serra do Cipó (MG), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e o Valle del Frey, nos arredores de Bariloche, na Argentina, em dezembro passado. “Além de sair da rotina, é uma boa oportunidade para se superar, expandir seus limites, praticar o autoconhecimento e ter contato com a natureza.”

Ele ressalta que, embora uma das vantagens de subir paredões de rocha ou montanhas seja aproveitar o silêncio, o ideal é não praticar sozinho, por motivo de segurança: enquanto uma pessoa sobe, a outra dá suporte, manejando os equipamentos. Assim, fica, inclusive, mais fácil de aproveitar a paisagem. “A escalada proporciona a você conhecer os lugares de outros ângulos e estar onde poucos estiveram”, justifica. O geógrafo tem sempre um sonho mais alto do que a altura que conseguiu chegar. O próximo plano é ir à Cordilheira Real, na Bolívia, e, futuramente, ao Himalaia, no Nepal.

BICICLETA E CAMINHADAS Outra opção é fazer viagens de bicicleta ou trechos com a magrela. A DuVine, representada no Brasil pela AuroraEco, oferece passeios por Bordeaux e Provence (na França), Puglia, Toscana e Úmbria (Itália), Croácia, Holanda, Portugal, Irlanda, Estados Unidos e América Latina. Os pacotes partem de US$ 2,8 mil por pessoa (valor para os EUA; os roteiros da Europa são mais caros), com as bikes e guias inclusos. Os grupos atingem no máximo 14 participantes. Segundo a DuVine, que tem 15 anos de mercado, “seus roteiros são confeccionados por artesãos, e não produzidos para venda em larga escala”. A Auroraeco tem em seu cardápio uma série de viagens com caminhadas incluídas, assim como a Andarilho da Luz, agência especializada em roteiros com trekking, localizada em Belo Horizonte. Uma das apostas da Andarilho este ano é o Caminho de São Francisco, na Itália, uma peregrinação de 176 quilômetros em oito dias percorrendo os locais emblemáticos da vida de São Francisco de Assis. A saída mais próxima é 27 de junho, e, depois, 27 de agosto.

Outra que investe em viagens com muita aventura é a Backroads (site todo em inglês), que oferece pacotes em vários locais do mundo com atividades múltiplas num único roteiro. Exemplo disso é pegar um pacote pelos parques nacionais da Argentina, passando pela Patagônia, tendo no roteiro a bicicleta, a caminhada e um trecho de caiaque. As atividades diárias são divididas por grau de dificuldade e há sempre uma van disponível. (Colaborou Cristiana Andrade)

Corridas inusitadas
Para quem quer fugir do convencional, a imaginação não tem limites. Há corridas organizadas em locais mais exóticos, onde a paisagem conta tanto quanto a dificuldade do percurso. A Patagonia Run, por exemplo, percorre trilhas em montanhas com seis distâncias para escolher, que vão de 10 quilômetros a 120 quilômetros, dependendo da experiência e do fôlego de cada participante. Neste ano, ela ocorreu em 10 e 11 de abril em San Martín de los Andes, na Argentina. Na China, há a tradicional Maratona da Grande Muralha (foto), que foi realizada sábado. Os competidores saíram da província de Tianjin e passaram cerca de oito horas em uma das mais impressionantes obras arquitetônicas do planeta. Saiba mais em great-wall-marathon.com.

ENCARE ESSE
DESAFIO
CORRIDAS
» Ironman Florianópolis
31 de maio
www.ironmanbrasil.com.br

» Berlim
29 de setembro (domingo)
bmw-berlin-marathon.com/em

» Nova York
3 de novembro (domingo)
www.ingnycmarathon.org

Roteiros de bike
www.duvine.com

Roteiros com caminhadas
www.auroraeco.com.br
www.andarilhodaluz.com.br
www.backroads.com

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO