Uma experiência gastronômica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Alesund é uma cidade encravada nos morros, cortada pela água do mar e interligada por dezenas de túneis. Quase toda construída no estilo art nouveau, ela se destaca entre as cidades norueguesas. A história de seus moradores é dividida entre antes e depois de um grande incêndio que consumiu praticamente todas as casas no início do século 20, mais precisamente num sábado, 23 de janeiro de 1904.

Atualmente, Alesund é considerada a capital mundial do bacalhau, sede das principais indústrias de beneficiamento do produto. É lá que fica a Bjorge & Co., indústria familiar fundada em 1937 que mantém cerca de 20 empregados e produz 3 mil toneladas de bacalhau seco e salgado por ano. Boa parte deles embarcada em grandes navios para o Brasil, especialmente restaurantes de luxo de São Paulo.

Entre as atrações de Alesund, estão o Aquário de Alesund e a Klippfisk Academy, ou Academia do Bacalhau. O aquário tem sete tanques, dois deles abertos. Além dos diferentes tipos de bacalhau, veem-se por ali ouriços e estrelas-do-mar, moreias, raias e outros habitantes das profundezas.

Na Academia do Bacalhau, o visitante é fisgado primeiro pelo olhar. A vista para o Oceano Atlântico convida à contemplação sobre Sunnmores. Mas é pela experiência gastronômica que o lugar entra para a história da viagem pela Noruega.

VISITA GUIADA
Mais do que degustar, a academia proporciona ao turista a possibilidade de preparar o próprio prato. E como o principal objetivo do lugar é disseminar o conhecimento sobre os produtos do mar da Noruega, eles capricham. Mas é preciso separar uma boa quantidade de coroas norueguesas para a experiência gastronômica. Se o dinheiro não estiver tão farto no bolso, faça uma visita guiada ou às cegas por Alesund. Lá, experimente a sopa de peixe. É feita com pedaços de salmão, vegetais e mariscos. Deguste também as cervejas artesanais norueguesas. (AB)

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TURISMO