Ecum e FIT vão compartilhar agendas em BH

Em anos alternados, Belo Horizonte assistirá a espetáculos do FIT e do Encontro Mundial de Artes Cênicas

por Ângela Faria 27/05/2016 15:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação/Alexandre Guzanshe
Leônidas Oliveira, Jefferson da Fonseca, Guilherme Marques e Fernando Mencarelli em coletiva (foto: Divulgação/Alexandre Guzanshe)
O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) e o Encontro Mundial de Artes Cênicas (Ecum), que se tornaram referência nas artes cênicas do país, vão fazer dobradinha. Os dois eventos serão realizados em anos alternados na capital mineira.


O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC, Leônidas Oliveira, explicou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 27, que a parceria será formalizada em convênio. O objetivo é promover ações conjuntas e compartilhar projetos. Dessa forma, edições do Encontro Mundial estão previstas para 2017 e 2019, na capital mineira. A 13ª edição do FIT-BH será encerrada no domingo, 29.


Compartilhar agendas é uma forma de superar o caráter eventual dos festivais, acredita Jefferson da Fonseca, diretor de Artes Cênicas e Música da FMC. Ecum se tornou também parceiro da Escola Livre de Artes, projeto da FMC voltado para dois mil estudantes realizado nas regionais de Belo Horizonte.

 

Criado na capital há 18 anos, o Encontro Mundial de Artes Cênicas se mudou para São Paulo, em 2011, mas continuou desenvolvendo atividades com artistas da capital. Guilherme Marques, diretor-geral do Ecum, explicou que terá autonomia curatorial, mas lembrou que responsabilidades serão compartilhadas.



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TEATRO