Estreia a segunda temporada da série de comédia Insecure

Lançamento tímido da HBO em 2016, sitcom volta para a grade da emissora como uma grata surpresa

Anne Marie/HBO/divulgação
Talento revelado no YouTube, Issa Rae é uma das criadoras de Insecure (foto: Anne Marie/HBO/divulgação)

Lançada discretamente em 2016 pelo HBO - ano de grandes apostas do canal pago, como a megaprodução Westworld e Divorce (com Sarah Jessica Parker) -, a comédia Insecure revelou-se uma grata surpresa. Rendeu até uma indicação ao Globo de Ouro para a carismática protagonista Issa Rae. Agora, a sitcom sobre duas amigas e suas inseguranças volta à grade da emissora para uma segunda temporada. Com oito episódios, a estreia deste domingo à noite é simultânea com os Estados Unidos.

Issa Rae, que teve seu talento para fazer rir revelado no YouTube pela série The misadventures of awkward black girl (2011-2013), está à frente do elenco de Insecure junto de Yvonne Orji. Elas interpretam, respectivamente, Issa Dee e Molly, afro-americanas que contrariam todos os estereótipos. Formadas e na faixa dos 30 anos, as duas buscam soluções para dilemas comuns da mulher contemporânea.

Issa Dee trabalha em uma ONG educacional para crianças carentes de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Quer contribuir para que os pequenos, mesmo pobres – negros em grande parte –, acreditem em um futuro promissor. Pelo social, a moça meio que sufoca a rapper que carrega dentro de si. Molly é advogada de um dos grandes escritórios da cidade. Ambas são minoria em seus empregos e se valem de sabedoria e ironia para enfrentar situações desconfortáveis, muitas delas por conta de racismo.

AMOR

Nos assuntos do coração, Issa e Molly tropeçam, mas não desistem de buscar o parceiro ideal. Eventualmente, consultam outras duas amigas, a desbocada Kelli (Natasha Rothwell) e a “bem-casada” Tiffany (Amanda Seales), o que rende momentos divertidos à trama.

O humor da série é leve e inteligente. Recheado de gírias, o texto contém muitos palavrões, mas em nenhum instante faz de termos chulos muleta para o riso fácil, artifício tão recorrente em comédias televisivas.

A primeira temporada da série retratou Issa cheia de dúvidas sobre continuar o namoro com o desempregado Lawrence (Jay Ellis), com quem ela vivia. Acabou traindo-o com Daniel (Y’lan Noel). Arrependida, tentou o perdão do rapaz, mas terminou sozinha.

Já Molly procurou pela cara-metade em diversos aplicativos e teve alguns encontros sexuais ao longo dos episódios. Por puro preconceito, estragou a relação com Jared (Langston Kerman), a única com potencial para vingar.
A segunda temporada não promete grandes reviravoltas para as personagens principais, garante Issa Rae, que também é criadora da série em parceria com o humorista Larry Wilmore. Até mesmo porque a atração é sobre pessoas comuns vivendo suas vidas, frisa a atriz.

SOLTEIRA

Após o rompimento amoroso mostrado no primeiro ano do programa, Issa tem a chance de explorar a fase de solteira. Mas o antigo amor não é carta fora do baralho. No trabalho, ela enfrenta mais um desafio, porque uma atribuição coloca à prova sua amizade com a bem-intencionada colega Frieda (Lisa Joyce).

Molly, por sua vez, esforça-se para melhorar aspectos da carreira e de seus relacionamentos. E Lawrence, refazendo-se no campo amoroso e profissional, descobre que não é tão fácil começar de novo. (Isabel Ribeiro/Estadão Conteúdo)


INSECURE
• Canal HBO
• Aos domingos, às 23h30

MAIS SOBRE SERIES-E-TV