Leonardo, do 'MasterChef', desabafa sobre racismo nas redes sociais

Ele alega que recebeu uma montagem com fotos de participantes negros do reality, na qual autor afirma "ter nojo" da comida preparada por eles

por Agência Estado 03/07/2017 11:19
TV Bandeirantes/Divulgação
(foto: TV Bandeirantes/Divulgação)
No último domingo, 2, Leonardo Santos, participante da atual edição do MasterChef, usou as redes sociais para falar sobre racismo. Ele conta que, durante a madrugada, recebeu uma montagem com fotos de participantes negros do reality, inclusive dele, na qual o autor afirma ter nojo deles e pena de quem já comeu algo que eles fizeram. "Volta pra senzala", terminava a mensagem.

Leonardo afirma que não se sentiu afetado com as palavras, porque todas as situações de preconceito pelas quais já passou fizeram com que ele adotasse a postura que tem hoje.

"Tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama autoconfiança, autoafirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas", escreveu o participante.

O jovem de 22 anos disse que o fato o fez refletir sobre o racismo oculto vivido diariamente e citou as diferenças nos comentários feitos a participantes brancos e negros do MasterChef.

"O participante negro que reclama não conhecer ingrediente 'é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável', uma outra participante qualquer com a mesma atitude 'não é obrigada a conhecer tudo'. A participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo 'tá se achando, a macaca', o outro participante branco que além de cuidar da praça dele ainda quer se meter na praça do outro 'tá preocupado com o resultado da equipe'", escreveu.

Leonardo conclui a publicação dizendo que "não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você".

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SÉRIES E TV