MasterChef Brasil: Taise tenta combinar sorvete com carne e é eliminada

Com participação de Daniela Mercury e da quituteira Dadá, o episódio foi inspirado na culinária baiana

por Diário de Pernambuco 07/06/2017 09:14
Band/Reprodução
Na prova de eliminação, participantes tiveram que criar receita salgada usando sorvete como acompanhamento (foto: Band/Reprodução)
A Bahia foi o tema do episódio do MasterChef Brasil dessa terça-feira, 06, na Band. Os cozinheiros amadores tiveram a missão de trabalhar com ingredientes típicos como o dendê e preparar o tradicional acarajé. A prova de eliminação exigiu criatividade e delicadeza dos participantes para harmonizar um prato salgado com sorvete. Taise preparou uma carne gordurosa e combinou com sorvete de abacaxi e farofa de alho. A mistura desagradou os jurados e ela foi eliminada da competição.

Na primeira prova, os participantes receberam a quituteira baiana Dadá, que ensinou a receita do tradicional acarajé. O bolinho teria que vir acompanhado por vatapá, caruru, caldinho de sururu, vinagrete e pimenta. Além da cozinheira, a cantora Daniela Mercury foi a convidada especial do programa para provar e avaliar os pratos dos candidatos. "Quando se fala em comida baiana as pessoas acham que tudo é muito apimentado. Mas a pimenta acaba roubando o sabor", alertou Daniela. "A massa do acaraje é a parte mais difícil. Tem que saber dosar o sal e a quantidade de cebola. Não pode botar demais", afirmou Dadá, que deu dicas valiosas aos participantes.

Na avaliação, o trio Fabrizio, Leonardo e Fernando se destacou. Outro resultado elogiado foi o de Aderlize e Deborah. Victor V e Michele erraram no ponto da massa. Eles cozinharam o feijão e não conseguiram chegar na conscistência para fritar o bolinho. "Está um show de horror viu!", alfinetou Fogaça. Dadá e Daniela elegeram o melhor acarajé do trio Fernando, Leo e Fabrizio. Já os jurados salvaram Aderlize e Deborah. Os cinco subiram para o mezanino ao som de O amor de Julieta e Romeu, dançando axé e comemorando.

A prova de eliminação foi uma pegadinha para os participantes. Eles tiveram que criar uma receita salgada usando sorvete como acompanhamento e harmonizando todos os ingredientes do prato. "Esse tipo de receita é uma tendência na Europa e o MasterChef está antecipando pra vocês", disse Jacquin. Na avaliação, os jurados destacaram as receitas de Mirian, Valter, Victor B e Michele. O melhor da prova foi o prato de Valter. Vitor B, Taise, Ana Luiza e Yuko foram os que mais cometeram erros. "Um prato com sorvete deve ser moderno e ter coerência. Vocês escolheram pratos ridículos. Se pudesse mandava os quatro embora”, criticou Jacquin. O francês elencou defeitos em cada um deles e salvou Ana Luiza e Yuko. O embate final ficou entre o Vitor B e Taise. Os dois tinham escolhido carne como proteína para harmonizar com sorvete. "Você teve sorte, Vitor, porque a mostarda combina com a carne mais que o abacaxi. A Taise que vai sair hoje", anunciou o chef.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV