'13 Reasons Why': Criador da série explica cena da morte de Hannah Baker

'Queríamos que fosse doloroso de assistir", declarou o criador e roteirista Brian Yorkey

por Estado de Minas 11/04/2017 18:58

Reprodução/Twitter
(foto: Reprodução/Twitter)
A nova série 13 Reasons Why, conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que, após se suicidar, envia uma caixa cheia de fitas gravadas para seus colegas de escola. Nelas, a jovem narra os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida. 

 

O último episódio aborda como a protagonista optou por tirar a própria vida. Logo na abertura do capítulo, uma mensagem alerta sobre "cenas que alguns espectadores podem achar perturbadoras e ou podem não ser adequadas às audiências mais jovens, incluindo representações gráficas de violência e suicídio".

 

A forte cena mostrada acabou gerando críticas e questionamentos se era mesmo necessário mostrá-la. Em resposta a essa indagação, o criador e roteirista da série explicou a escolha. "Nós trabalhamos muito para não sermos gratuitos, mas queríamos que fosse doloroso de assistir, porque queríamos que fosse muito claro que não há nada, de qualquer foram, que valha a pena sobre o suicídio", declarou Brian Yorkey.

 

Jay Asher, autor do best-seller homônimo no qual inspirou a série, também opinou e concordou com a abordagem da produção para o desfecho de Hannah: "Eles mostraram o suicídio tão horrível como realmente é. Você não pode assistir e sentir como se aquilo estivesse de alguma forma glamourizado. Parece e é doloroso, e então quando ela é encontrada por seus pais, isso absolutamente os destrói", disse ele em entrevista à Entertainment Weekly. 

 

Por sua vez, além do sucesso nas redes sociais, a nova aposta da Netflix tem exercido um efeito positivo na sociedade. O Centro de Valorização da Vida (CVV) percebeu um aumento de aproximadamente 100% no número de mensagens de texto e ligações de pessoas dispostas a conversar sobre o suicídio. De acordo com a instituição, muitos desses relatos mencionam a trama, que tem como fio condutor a morte de Hannah Baker.

 

Quem deseja procurar ajuda, pode solicitar atendimento pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. No Recife, o centro fica na Avenida Manoel Borba, 99, Boa Vista, e pode ser contatado pelo telefone: 3421-7311.

 

 

 

MAIS SOBRE SÉRIES E TV