Netflix inaugura botão de curtir e prova que nunca entendemos as estrelinhas

'As estrelas cansaram de não serem compreendidas', explica a plataforma de streaming

por Diário de Pernambuco 05/04/2017 18:38

Netflix/Divulgação
Orange Is The New Black é uma das séries originais da plataforma (foto: Netflix/Divulgação)
A Netflix inaugurou nesta quarta-feira o novo sistema de avaliação dos filmes e séries disponíveis na plataforma de streaming. A mudança, já anunciada, foi assinalada com um vídeo bem-humorado lançado nas redes sociais da empresa. "As estrelas cansaram de não serem compreendidas. Elas eram uma previsão do que você poderia gostar, não os críticos, não o seu vizinho, não o seu gato", introduz o vídeo.

As cinco estrelas, geralmente usadas para classificar a qualidade de obras de arte, nunca tiveram a ver com a opinião de quem já assistiu à produção. A métrica usada pela plataforma de streaming era o gosto de cada usuário. "Então você pode ter visto uma estrela para House of cards, enquanto seu primo obcecado por política via cinco", esclarece o pequeno vídeo, já compartilhado mais de 2 mil vezes em cinco horas e curtido por mais de 31 mil seguidores.

"É por isso que agora haverá uma forma melhor/mais fácil de encontrar as coisas que você ama", defende a empresa. Com o sistema de curtir e não curtir, o catálogo da Netflix será avaliado como em sites de paquera, propõe o vídeo explicativo. Em vez das estrelas - a classificação ia de uma a cinco -, a Netflix vai indicar o percentual de proximidade com as produções mais queridas pelo usuário. "Depois, você decide se é amor verdadeiro ou não". O algoritmo considera as avaliações para futuras indicações.

Nesta semana, o canal disponibilizou a opção de fazer downloads de filmes e séries em computadores. A opção está acessível, por enquanto, apenas para quem Windows 10 e utiliza o aplicativo da plataforma. Antes, já era possível baixar as produções pelo celular.

 

MAIS SOBRE SÉRIES E TV