Mais Você é acusado de racismo por personagem com blackface

Caso ocorreu durante o Jogo de Panelas, quadro em que participantes devem cozinhar seguindo temáticas

por Diário de Pernambuco 12/12/2016 16:02
Globo/Reprodução
Participante William foi o primeiro anfitrião do programa e se vestiu como a personagem "Nega Maluca". (foto: Globo/Reprodução)
O Mais você, apresentado por Ana Maria Braga nas manhãs de segunda a sexta-feira na Globo, está sendo alvo de uma polêmica. Durante o Jogo de panelas, quadro cuja temporada estreou hoje (12) no programa, um candidato se vestiu como a personagem "Nega maluca" e está sendo acusado de racismo nas redes sociais.

William foi o responsável por comandar o primeiro desafio da competição e deveria seguir a temática "sexo oposto". Para tanto, usou vestido, peruca e pintou o rosto com tinta preta. A prática de se caracterizar como pessoas negras de forma cômica, contudo, é conhecida como "blackface" e é considerada racista.

"Em pleno 2016 eu sou obrigada a ver blackface no programa Mais Você", comentou uma usuária. "Blackface é f***, já tirou 0 daí", disse outra. "Eu nem assisto a TV mas a duas vezes que eu ousei olhar pra Globo eu me deparei com blackface. Que é que tá acontecendo hein?", reclamou, ainda, uma internauta.

Houve também quem usou as redes sociais para argumentar o oposto. "Nossa.. é uma fantasia como outra qualquer.. não vi ele desrespeitar ninguém..", defendeu uma usuária do Twitter. "SOCORRRO! Vocês estão problematizando até a nega maluca? Vocês são doentes!", exclamou outra.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV