'MasterChef Profissionais': Izabela é eliminada após cozinhar coelho com jabuticaba

Participante criticou ambiente machista na cozinha: "mulher não é chef, é cozinheira, né?"

por Diário de Pernambuco 19/10/2016 08:12
Band/Reprodução
Escolha da chef não agradou os jurados (foto: Band/Reprodução )
No terceiro episódio de MasterChef Profissionais, os participantes tiveram a missão de apresentar um serviço completo de restaurante para os jurados do X Factor Brasil - Aline Rosa, Rick Bonadio, Paulo Miklos e Di Ferrero - e mais 90 convidados. O primeiro desafio em equipe da temporada culminou na eliminação de Izabela Dolabela.

Na sede do Iate Clube de Santos, em Higienópolis, São Paulo, uma festa comemorou o reality musical da Band. Divididos em duas equipes, com Dayse Paparoto e o pernambucano Ivo Lopes, ganhadores do último episódio, como capitães, os chefs precisaram criar um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa para os convidados - que também serviram de jurados.

A equipe azul, chefiada por Dayse, optou por uma panzanella desconstruída de entrada. Já o time vermelho de Ivo fez um creme de batata com cogumelo que, a equipe percebeu tarde demais, não levou sal. As dificuldades das equipes foram além do curto tempo disponível para apresentar os pratos. Como todos são cozinheiros com experiência de restaurantes, as provas em equipe, onde um capitão comanda a cozinha, acabam se tornando uma guerra de poderes. Ivo e Pryscilla protagonizaram um dos desentendimentos do episódio: ao perceber que o creme de batata da entrada estava insosso, Ivo pediu que a chef paulistana colocasse sal em cima do prato. Pryscilla se recusou, e os dois discutiram, com Ivo ressaltando que ele era o chefe e ela devia apenas obedecê-lo.

O prato principal do time azul, peixe robalo no vapor ao molho de laranja, agradou os convidados, ao contrário do bife ancho com legumes salteados da equipe vermelha, julgado "simples demais" pelos jurados. A equipe de Ivo, no entanto, ganhou pontos pelo nhoque frito apresentado na opção vegetariana - o time azul aparentou ter esquecido da opção e serviu apenas legumes no prato. O azul não se recuperarou na sobremesa: a bavaroise (uma espécie de creme de gelatina) com purê de morango ficou líquida e não rendeu o suficiente para todos os convidados. O duo de chocolate com compota de morango dos vermelhos pareceu agradar mais, apesar da aparente falta de sincronia do time.

O time azul recebeu o voto de apenas um jurado do X Factor, o titã Paulo Miklos, e de 12 dos convidados da festa. O produtor musical Rick Bonadio e os cantores Di Ferrero e Aline Rosa elegeram a vermelha a melhor equipe - junto com os 74 convidados restantes. Na prova de eliminação, Dayse Paparoto, Dário Costa, Marcelo Verde, Fádia Cheiato e Izabela Dolabela precisaram apresentar um prato de coelho desossado e recheado. A surpresa veio quando Ivo, capitão do time vencedor, precisou escolher uma pessoa da sua equipe para participar da prova e arriscar ir para casa, e Rodrigo Einsfeld desceu do mezanino para se juntar ao time azul.

O carioca, que comanda um restaurante em São Paulo em sociedade com o ator Malvino Salvador, apresentou uma coxa recheada de mix de cogumelos. O molho de vinho do prato não agradou Fogaça, que o julgou muito doce. Fádia escolheu coelho recheado ao molho de vinho com purê de batata e caju. A escolha inusitada da fruta não deu certo, e o conflito de sabores rendeu um puxão de orelha. "Tem muita coisa acontecendo aqui", reclamou Fogaça. Dayse recheou a coxa do coelho com sobrecoxa e escolheu batatas crocantes como acompanhamento e recebeu comentários frios de Fogaça. "Eu esperava algo mais MasterChef", disse o chef. O purê de repolho caramelizado que acompanhou o coelho de Marcelo, apesar de inusitado, causou impacto nos jurados. "É uma das melhores coisas que eu já comi na minha vida. Está sensacional", rasgou-se Paola. O chef acabou vencendo a prova de eliminação. O sabor de jabuticaba com o coelho causou a eliminação de Izabela do reality. O prato, que contou ainda com aspargos, ficou muito ácido e a mistura dos ingredientes não agradou.

A chef comentou o ambiente machista que a cozinha pode ser. "Mulher não é chef, é cozinheira, né?", disse. O vencedor do reality levará R$ 170 mil, além de um automóvel e o troféu de MasterChef Profissional. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV