Nível da água no rio São Francisco subia quando Domingos Montagner se afogou

Segundo dados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, vazão aumentou no horário em que ator foi nadar na Prainha, em Canindé (Sergipe)

por Diário de Pernambuco 29/09/2016 16:06

Artur Menineao/Divulgação
O ator Domingos Montagner como Santo, de 'Velho Chico' (foto: Artur Menineao/Divulgação)

Novas informações estão ajudando a estabelecer mais detalhes do trágico acidente que ocasionou a morte do ator Domingos Montagner, no último dia 15. Documentos provam que o fluxo de água liberado pela hidrelétrica de Xingó, em Sergipe, estava alto no momento em que o ator se afogou no rio São Francisco.

O afogamento ocorreu por volta das 13h50 da quinta-feira (15). De acordo com o 'The Intercept Brasil', a vazão da hidrelétrica, a dois quilômetros de distância da Prainha de Candidé, local do acidente, aumentou de 814 metros cúbicos por segundo, às 13h, para 913 metros cúbicos às 14h.

O relatório divulgado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco, entretanto, não apresenta necessariamente circunstâncias incriminatórias para a causa da tragédia. A área em que ocorreu o acidente é conhecida por ser caudalosa e indevida para nadar. A imprudência dos órgãos responsáveis pela falta de sinalização no local, todavia, foi criticada pela mídia e por especialistas.

 

 

A causa da morte de Domingos Montagner foi divulgada pelo Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju, em Sergipe. O ator morreu em decorrência de asfixia mecânica por afogamento. Segundo o documento, foi encontrada uma grande quantidade de água entre o pulmão e traqueia dele. Ele e a colega de elenco Camila Pitanga nadavam juntos no local quando o ator se afogou.

O desaparecimento e a notícia da morte, mais de três horas depois, provocaram comoção nacional. Artistas da TV, teatro, cinema e circo prestaram homenagens ao ator, que tinha 54 anos, nas redes sociais. As atenções foram voltadas à produção da novela 'Velho Chico', estrelada por ele, que ainda estava em processo de finalização das gravações. O último capítulo será exibido nesta sexta (30). 

MAIS SOBRE SÉRIES E TV