Em busca do branco total: lentes de contato ou clareamento dentário? Tire suas dúvidas

Morre de inveja do sorriso branco dos artistas da TV e da música? Saiba que técnicas para embelezar o sorriso estão entre os procedimentos estéticos mais procurados atualmente. Dentista esclarece principais dúvidas sobre o clareamento dentário

por Estado de Minas 27/07/2017 12:38
Freeimages
Crescimento da procura pelas lentes de contato bucais, supera em 290%, vários procedimentos estéticos, entre eles, o silicone. (foto: Freeimages)
A mudança de comportamento das pessoas está influenciando diretamente na escolha dos procedimentos estéticos que elas realizam. Apesar da onda das selfies ter começado há mais tempo, a vida digital das pessoas nunca foi tão intensa como é atualmente. Ela é marcada por famosos, influenciadores e youtubers exibindo sorrisos maravilhosos – dentes branquíssimos e extremamente alinhados – enquanto ditam moda.

De acordo com a sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a procura por lipoaspirações e próteses de silicone, aumentou cerca de 10% entre 2014 e 2015. Já a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética – SBOE estima que a busca por lentes de contato bucais cresceu, em média, 300% no mesmo período. Estas lentes são pequenas capas de porcelana, cerômeros ou resinas coladas na face externa de um ou múltiplos dentes naturais que apresentam algum comprometimento estético, restaurando assim, a beleza do sorriso.

Segundo o implatodontista e especialista em odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade, a procura por facetas de porcelana – famosas lentes de contato – nunca foi tão grande. “A estética bucal está deixando de ser uma exclusividade para pessoas públicas. Associo o aumento da busca por um sorriso perfeito ao comportamento atual do brasileiro que, além de sempre ter sido ligado à boa aparência e a procedimentos estéticos, está, definitivamente, sendo influenciado por essa febre da vida digital, onde é importante ‘estar bonito na foto’”, explica.
Freeimages
A estética bucal está deixando de ser uma exclusividade para pessoas públicas (foto: Freeimages)
 
O profissional conta que, além de ser um dos tratamentos mais avançados no que se trata de estética bucal, as facetas de porcelana deixam o sorriso harmonioso, pois são personalizadas e respeitam o biótipo da pessoa. “A técnica é rápida e garante resultados naturais. Através de uma aparelhagem de última geração, nós alcançamos uma precisão impecável, capaz de produzir lindos dentes de acordo com a estrutura física de cada paciente, melhorando sua estética bucal e, consequentemente, sua autoestima”.

As facetas ou lentes de contato são indicadas para corrigir diastemas (espaços entre os dentes), aumentar o tamanho dos dentes, corrigir imperfeições de cor e forma, corrigir retrações e desgastes do esmalte do dente, entre outros. Antigamente a procura por facetas era apenas para os dentes anteriores, isto é, de canino a canino. Hoje as pessoas querem colocar facetas em praticamente todos os dentes. Para a maioria dos casos o recomendável é, no mínimo, 10 dentes superiores e 6 dentes inferiores. Em outras palavras, os que mais aparecem ao falar e sorrir.

Apesar dos inúmeros benefícios como beleza, resistência e durabilidade, Dr. Paulo conta que, antes de começar o tratamento, é ideal que se busque um profissional especializado na área para que o resultado final seja natural e satisfatório. “A colocação pode ser feita com anestesia local ou por meio de sedação com a supervisão de um anestesiologista dentro do conceito Day Clinic, onde o tratamento é finalizado em apenas uma sessão.  Nele, o procedimento é realizado a laser ou utilizando o sistema Cerec, que evita o uso de provisórios e laboratório de prótese. Já a manutenção é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. O ideal é voltar ao especialista a cada seis meses” finaliza.

Clareamento dentário 
Freeimages
Clareamento dental é uma ótima opção para alcançar um sorriso perfeito (foto: Freeimages)
 
Escovar os dentes, passar fio dental e utilizar um enxaguante bucal. Apesar de apostarem nas regras básicas para uma boa higiene bucal, muitas pessoas ainda não estão satisfeitas com o seu sorriso. Envelhecimento, alimentação e maus hábitos podem ser grandes influenciadores para esta insatisfação, causando manchas e amarelamento dos dentes. Nestes casos, o clareamento dental é uma ótima opção para alcançar um sorriso perfeito. No entanto, de acordo com Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética, antes de tomar qualquer providência, o ideal é esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento. Ele responde às principais perguntas sobre o clareamento dental.
 
. Quem pode fazer o clareamento dental?
Normalmente, qualquer pessoa pode fazer clareamento dental. Todavia, há restrições para pessoas que têm tártaro, placas ou problemas gengivais. O ideal é primeiro tratar estes problemas para então, realizar o clareamento. Gestantes e lactantes também devem esperar o período, pois não há dados que comprovem a segurança do procedimento em grávidas. No caso de pessoas com amplas restaurações ou próteses, a colocação de facetas – famosas lentes de contato para os dentes – pode ser mais eficiente, pois o clareamento abrange somente os dentes, não o material restaurador utilizado.
 
. Qual tipo de clareamento é mais eficaz? O do consultório ou o caseiro?
Os dois tratamentos garantem resultados satisfatórios. O clareamento de consultório produz resultados instantâneos através de géis de alta concentração aliados ao laser. O caseiro é mais lento e gradual. Mas é importante salientar que ambos devem contar com a ajuda de um profissional.
 
. Como fica a alimentação após o clareamento?
Principalmente durante o tratamento clareador e até 15 dias após, deve-se evitar o consumo de alimentos de forte coloração como café, açaí, vinho tinto, beterraba, chocolate ou outras bebidas e alimentos com adição de corantes. Para manter o efeito por mais tempo, o ideal é não consumir nenhum destes itens em excesso. Cigarro é um dos maiores vilões dos dentes brancos.
Freeimages
Quem nunca sonhou em ter um sorriso perfeito como as atrizes das novelas? (foto: Freeimages)
 
. O clareamento causa sensibilidade nos dentes?
Geralmente o processo pode até causar um aumento da sensibilidade dos dentes ao frio. Entretanto, com a alta tecnologia, os produtos utilizados atualmente possuem agentes que diminuem esta sensibilidade.
 
. Quanto tempo dura um clareamento?
Tudo isto depende dos hábitos do paciente em relação à alimentação e ao consumo de cigarro. Mas em geral, dura um ano. Já as facetas ou lentes de contato de porcelana não alteram a cor.
 
. Cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora tem o mesmo efeito?
Definitivamente não. Estes produtos podem ajudar em manchas externas, mas não penetram os poros dos dentes promovendo o real clareamento. Inclusive, eles não devem ser utilizados constantemente, pois são muito abrasivos e danificam o esmalte do dente.
 
Paulo Coelho Andrade
Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e 20 anos em implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética.
 

Serviço
Clínica Dr. Paulo Coelho Andrade
Especializada em Implantodontia e Odontologia Estética
Av. Bandeirantes, 466 - Mangabeiras
Belo Horizonte – MG