Já ouviu falar em Check up vascular? Especialista fala da importância do exame

Dr. Josualdo Euzébio da Silva , especialista do Biocor , que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e da Society for Vascular Surgery, explica que o sistema vascular inclui as artérias, veias e linfáticos, que têm funções e características específicas. Portanto, quando alterados, causarão patologias diversas dependendo do território acometido

04/07/2017 13:00
Biocor/Divulgação
(foto: Biocor/Divulgação)
Essa pergunta faz parte do projeto Check up Vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular(SBACV). O objetivo é diminuir o número de complicações e mortes por doenças vasculares
 
O cuidado com a saúde inclui alimentação saudável, realizar atividades físicas, controlar o peso, eliminar o tabagismo, ter boa qualidade do sono, controlar o estresse, diagnóstico e controle de diabetes, hipertensão arterial, além de manter níveis de colesterol adequados. De acordo com o Dr. Josualdo Euzébio da Silva (CRM/MG  26.128), membro do corpo clínico do Biocor Instituto, seguindo esses conceitos é possível ter uma boa saúde no geral.
 
Segundo Josualdo Euzébio, o programa Check up Vascular da SBACV incentiva a população a fazer exames anuais de prevenção. “As doenças arteriais incluem o entupimento das artérias, causando danos de acordo com o vaso acometido. Pode levar ao acidente vascular cerebral, conhecido como derrame, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a segunda causa de morte no mundo; perda de pernas e pés muito frequente em diabéticos, que, muitas vezes, pode se iniciar com uma pequena ferida nos pés e/ou dor ao caminhar; entupimento das artérias do intestino, causando dor abdominal após alimentação; até casos fatais, com perda do intestino. Em caso de dilatação das artérias ocorrem os aneurismas, que também podem acometer todo o organismo, e até evoluir para ruptura ou deslocar algum trombo de seu interior e ocluir algum vaso mais distante.”
 
As doenças venosas incluem as varizes, com incômodos como dor, cansaço, inchaço, queimação, úlceras nas pernas e pés; tromboses, com a temida complicação, que é a embolia pulmonar quando há o deslocamento do trombo para o pulmão; hemangiomas e outras má-formações vasculares.
Por sua vez, os linfáticos podem ser acometidos por infecção, quando ocorrem as erisipelas e linfangites. Podem apresentar má-formações congênitas,  linfedemas com membros muito inchados, que, algumas vezes, evolui para situação limitante ou incapacitante. 
 
“Devido ao fato de o sistema vascular ser muito amplo e complexo, e o seu comprometimento chegando a levar a situações extremas com risco de morte, perda de membro ou incapacidade, ressaltamos a importância do check up vascular”, afirma. O especialista observa que a consulta anual com especialista vai diagnosticar e tratar as alterações na fase inicial, realizar orientação específica para a sua saúde, evitando os nefastos comprometimentos. “Os exames auxiliares de diagnóstico são rápidos, seguros e com resultados em pouco tempo. O tratamento na fase inicial muitas vezes é realizado com medicamentos, sendo necessários procedimentos cirúrgicos, geralmente, minimamente invasivos, com bons resultados e curtos períodos de internação.”
 
 
BIOCOR INSTITUTO
 
Alameda Oscar Niemeyer, 217 - Vila da Serra
Fone: (31) 3289 5000
www.biocor.com.br 
 
Responsável Técnica: Dra. Erika Corrêa Vrandecic, CRM/MG 28.946 

VÍDEOS RECOMENDADOS