Alerta: namoro distante pode gerar insegurança

Se para alguns casais a web é uma boa opção para os manterem mais próximos, quando a distância separa os amados é preciso dar um jeitinho e fazer das redes sociais grandes aliadas

por Gláucia Chaves 11/06/2017 06:50

Minervino Junior/CB/D.A Press
Victoria Suzart costuma stalkear os pretendentes nas redes sociais: "Vejo se a pessoa está solteira. Se sim, parto para as outras etapas" (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)


Ana Luiza Vale, de 21 anos, e Miguel Láper, de 24, estão há mais de três anos desafiando a distância com muita disciplina e dedicação. Ela, brasiliense, resolveu deixar o coração pelas terras mineiras e, desde então, o casal tenta se acostumar com a rotina de idas e vindas e conversas pelas redes sociais. “O início é sempre mais complicado. Para mim, era tudo muito novo. Tivemos que nos acostumar com a saudade e aprender a conversar virtualmente”, diz Ana. Ela e o namorado costumam conversar várias vezes ao dia pelo WhatsApp e por vídeo.

Para Ana, as redes sociais são essenciais e ajudam a manter um relacionamento saudável. “Precisamos de contato, não me imagino namorando como antigamente, à base de cartas, por exemplo. As redes sociais acabam sendo a forma mais prática e barata de manter contato.” A estudante acredita que, com a internet, é possível participar da rotina do namorado, mesmo quando os dois estão longe um do outro.

A distância não impede o casal de dar aquela monitorada no que o outro comenta, curte ou compartilha, mas Ana Luiza garante que os dois não têm esse costume. “É realmente mais fácil para sabermos o que o outro faz, com quem fala ou onde está. Mas acho que, em um namoro a distância, temos que nos desprender um pouco dessas coisas. Não faz sentido vigiar”, afirma.

O contato com as redes sociais, no entanto, não anula a necessidade de encontros sempre que possível. O casal se vê com certa frequência e, para Ana, é isso que ajuda a manter o relacionamento: a esperança e a expectativa do encontro. “Sempre que temos um tempinho nos nossos dias corridos, tentamos ficar juntos. Gostamos de estar inclusos no dia a dia um do outro”, conta.

PEDIDO DE CASAMENTO A internet também teve um papel crucial no relacionamento de Francine Verzeletti e o empresário Ryan Clark. Das conversas despretensiosas em um bate-papo on-line há sete anos ao pedido de casamento na Escócia, em 2015, o casal tem na rede quase um “terceiro elemento” do casal, como define Francine. Após três meses de conversa, em 2010, Ryan embarcou em um avião rumo ao Brasil. “Ele passou quatro dias aqui, conheceu meus pais e tudo”, relembra a dentista.

Antes de voltar para casa, Ryan presenteou a namorada com um buquê de flores e uma carta dentro de uma garrafa, prometendo que voltariam a se encontrar em breve. O rapaz voltaria ao Brasil mais duas vezes naquele ano, e o país passaria a fazer parte de sua programação permanente de férias. O namoro a distância durou seis anos, sempre com a internet e suas ferramentas como válvula de escape para a saudade. Em 2013, Francine foi pela primeira vez à Escócia.

Quando completaram cinco anos de namoro, veio o pedido de casamento, nos arredores do Castelo de Dumbarton, na Escócia. “Ele chamou a família dele, a minha também foi. Quando chegamos no topo do castelo, escutamos um barulho. O primo dele apontou um avião no céu e, quando olhei, o avião estava com uma faixa escrita ‘Fran, will you marry me?’,” relembra. Nesse momento, Ryan já esperava a resposta da namorada de joelhos, com a aliança em mãos.

Mesmo noivos, os dois ainda precisam viver a mais de 9 mil quilômetros de distância por um ano, até que o casamento seja oficializado e o visto de Francine, atualizado. “No início, eu via a distância como algo negativo, mas era muito nova, exagerava em tudo”, pondera. Todos os dias, a rotina é a mesma: em um horário combinado, os dois precisavam estar em frente ao computador para conversar. “O smartphone, com certeza, foi uma invenção muito boa para o nosso relacionamento. Ele só existe graças à internet”, completa Francine. “Você vai aprendendo a ver a distância como algo que te faz crescer no relacionamento. Ela obriga a construir uma relação baseada em confiança, paciência. Se você já começa dessa forma, é muito difícil dar errado.”

CURIOSIDADE Victoria Suzart, de 21 anos, tem o costume de conferir as novidades das redes sociais de pessoas que lhe interessam. Stalker assumida, ela usa o Facebook e o Instagram para matar a curiosidade e conhecer um pouco mais os gostos do crush. “Desde a escola, tinha esse costume. Vejo se a pessoa está solteira. Se sim, parto para as outras etapas.” Curtidas, fotos, amigos em comum e presença confirmada em eventos são alguns dos pontos que, para Victoria, não podem ser deixados de lado.

Apesar de muitas vezes a stalkeada não dar em nada, ela pode ser uma boa opção para quem quer conhecer melhor e de longe alguém. “Essa conferida, porém, tem que ser saudável, sem excessos e sem deixar de lado a pessoa que existe no mundo real”, pondera. “É tudo uma brincadeira, porque, no fim, faz parte do processo de conhecer alguém.”

Dicas românticas

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Cortana preparou uma nova interação com seus usuários. Utilizando a Inteligência Artificial, a assistente pessoal da Microsoft vai dar dicas para conquistar o crush, recitar poemas românticos e até contar piadas amorosas, tudo isso para deixar esse momento ainda mais divertido e especial.

» Além de desejar um “Feliz Dia dos Namorados!” especialmente no dia 12, este ano a Cortana preparou diversos recursos, que já estão disponíveis para o usuário. Ela dá conselhos e declarações românticas, mede a temperatura e sorte no amor e fala diversos fatos curiosos sobre o beijo.


» Para isso, é só falar “diga uma curiosidade sobre o beijo”, “me diga algo romântico”, “recite poemas de amor” ou “que frase devo usar para conquistar o crush?”, que a Cortana responderá com curiosidades ou frases de autores renomados, como Vinicius de Moraes e William Shakespeare.


» Os solteiros não ficam de fora dessa experiência, não. A assistente também dá conselhos e responde às perguntas: “Por que eu ainda estou solteiro (a)?” ou “Bem me quer, Malmequer”. Já os bem-humorados podem pedir para ela contar uma piada, que responderá de forma engraçada ao comando: “me diga uma piada sobre o amor”.
» Caso queira descobrir como está a sorte no amor, é só perguntar pra Cortana e aproveitar as dicas que ela tem para dar! É muito simples e divertido interagir com a assistente pessoal mais companheira e animada.

 

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte