Dia Nacional da Saúde e Nutrição marca o incentivo à alimentação saudável

Comer bem é essencial para manter a saúde em dia e evitar diversos tipos de doença

por Agência Estado Estado de Minas 31/03/2017 13:02
Reprodução/Internet/focoemvidasaudavel
(foto: Reprodução/Internet/focoemvidasaudavel)

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, vale lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde e devem ser mantidas diariamente. Os hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa, para que possam ser realmente praticados.

A Nutricash, empresa especializada em meios de pagamentos corporativos, uma das referências do mercado em benefícios ao trabalhador, faz jus ao seu negócio e incentiva, através de iniciativas para seus diversos públicos, que eles adotem em seu dia a dia uma alimentação equilibrada. Uma dessas iniciativas que a Nutricash realiza é a parceria com o programa Prato Legal, promovido pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (ASSERT) e oferecido gratuitamente para os estabelecimentos credenciados às empresas associadas

De acordo com a ASSERT, a alimentação adequada está diretamente ligada à qualidade de vida. Quem se alimenta de forma equilibrada, além de se sentir mais disposto, tem melhor concentração e produtividade no trabalho. Após o cadastro no programa, é possível ter acesso ao suporte exclusivo com nutricionistas; orientação para se adequar às normas do PAT; e dicas sobre compras, preparo, armazenamento e higienização de alimentos.

O estabelecimento comercial que participa do Prato Legal tem uma série de vantagens e benefícios, como, por exemplo, o suporte de nutricionistas, o acesso a diferentes conteúdos para tornar o estabelecimento mais saudável e dicas importantes para adequar as refeições às exigências do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Milhares de trabalhadores têm acesso às refeições em estabelecimentos comerciais, por meio de cartão ou voucher refeição da Nutricash, e é cada vez maior a preocupação em ter refeições saudáveis fora do lar. Portanto, os restaurantes que participam do Prato Legal possuem uma série de vantagens e têm a oportunidade de atenderem a um consumidor cada vez mais exigente e consciente de seus direitos.

A metodologia da montagem do Prato Legal leva em consideração os grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar e suas respectivas quantidades, de uma maneira prática e visual que envolve a composição de legumes e verduras, carboidratos, proteína animal, proteína vegetal e fruta.

Saiba mais em www.pratolegal.com.br.

Empresa alerta para a importância de ter uma dieta equilibrada e diversificada
Agregar na rotina ingredientes funcionais nos alimentos, bebidas e suplementos é tendência entre quem quer ter uma expectativa de vida melhor

Integrante do calendário do Ministério da Saúde, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, nesta sexta-feira (31), bate na tecla da alimentação saudável. A importância de manter a dieta equilibrada passa pelo desenvolvimento satisfatório do corpo até a manutenção da saúde como um todo.

Comer bem não significa apenas preservar as funções vitais do organismo, mas também é essencial para manter fortes as defesas naturais do corpo. A grande difusão do assunto entre as pessoas fez os consumidores mais exigentes e bem informados, o que ajuda na busca por produtos mais saudáveis e capazes de prevenir doenças.

A qualidade, praticidade, sabor e benefícios mais amplos que promovam melhoria da qualidade de vida, também são expectativas atuais, segundo o estudo Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil, realizado pela Fiesp e IBOPE.

"O mercado de alimentos saudáveis cresce acima do mercado de alimentos comuns, seguindo a tendência da busca por mais saúde e qualidade de vida", explica Claudio Tacconi, gerente sênior de Nutrição Humana da BASF para América Latina. "Estamos alinhados com as tendências de consumo, que indicam a busca por mais conveniência, confiabilidade e sensorialidade, traduzida no prazer em consumir o alimento saudável", afirma.

Agregar na rotina ingredientes funcionais nos alimentos, bebidas e suplementos é outra tendência entre quem quer ter uma expectativa de vida melhor. São substâncias que trazem benefícios diretos à saúde, como ômega 3, fitoesterol e betacaroteno, além de vitaminas A, D3, K1, B2, B5 e B12. Em todas as refeições do dia podemos encontrar alimentos que tragam esses ingredientes funcionais. Por exemplo, os fitoesteróis e ômega-3 podem ser adicionados à margarina para prevenção de doenças cardiovasculares.

O fitoesterol natural encontrado em células de plantas, por exemplo, contribui diretamente para combater os altos níveis de colesterol no sangue. A luteína, por sua vez, um carotenóide presente em vegetais verdes e folhosos, tem importante ação na saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular.

Rede de farmácias promove campanha de conscientização contra a obesidade com orientações gratuitas
Ação faz parte de campanha nacional da Abrafarma que tem o objetivo de informar sobre doenças crônicas

Quase 60% dos brasileiros com mais 18 anos estão acima do peso, o que representa 82 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE. O número é alarmante, pois a obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. Este é o primeiro tema do projeto Campanhas de Saúde 2017 da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), promovido simultaneamente em milhares de farmácias de todo o país.

Nesta sexta-feira (31) e na próxima quinta-feira, 6 de abril, que celebram, respectivamente, o Dia da Saúde e da Nutrição e o Dia Mundial da Atividade Física, uma farmácia líder do setor realiza, em doze lojas na capital mineira, acompanhamento com orientações gratuitas para pessoas que desejam perder peso ou receber informações sobre hábitos de vida saudáveis.

A Drogaria Araújo integra a campanha nacional, percebendo a importância de alertar a população para os transtornos com o sobrepeso e a obesidade. A consulta é individualizada seguindo o perfil de cada pessoa, com dicas e também com a realização de testes rápidos, serviço que fica a cargo dos farmacêuticos das unidades Araújo. No foco dos atendimentos está o estímulo para a adoção de novos hábitos de saúde.

Nestas datas, os farmacêuticos checarão, gratuitamente, pressão arterial, circunferência abdominal, bioimpedância, peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC). "O farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo e acessível à população e esse atendimento vem como um esforço complementar na assistência à população, dentro do que compete às funções do farmacêutico. A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como diabetes, infarto e problemas nas articulações, além de prejudicar a qualidade de vida. Por isso, é importante cultivar bons hábitos e evitar o ganho de peso", afirma o farmacêutico Marco Machado, responsável projeto na Drogaria Araujo.

Até novembro, serão realizadas 13 campanhas que tratarão de temas como o uso racional de medicamentos, tabagismo, imunização, autocuidado, diabetes, hipertensão, entre outros. As ações integram um programa da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), que conta com a participação das 27 maiores redes de farmácias do país, que tem como objetivo o acompanhamento de doenças crônicas.

Serviço - Orientações Gratuitas para combate à Obesidade
Atendimento farmacêutico:

Loja Centro - das 11h às 20h
Endereço - Rua Rio de Janeiro, 337 - Centro

Loja Centro - das 7h às 23h
Endereço - Rua Curitiba, 327 - Centro

Loja Barreiro - das 9h às 18h
Endereço - Av. Visconde de Ibituruna, 235 - Barreiro Baixo

Loja Savassi - das 7h às 22h
Endereço - Av. do Contorno, 6115 - Funcionários

Loja Alípio de Melo - das 12h às 21h
Endereço - Av. Abilio Machado, 1830 - Jardim Inconfidência

Loja Padre Eustáquio - das 12h às 21h
Endereço - R. Padre Eustáquio, 2208 - Padre Eustáquio

Loja São Pedro - das 10h às 19h
Endereço - Av. Nossa Senhora do Carmo, 1440 - São Pedro

Loja Ceasa - das 9h30 às 18h30
Endereço - Rod. BR 040, km 688, lojas 5 a 10 (Ceasa Shopping) - Guanabara - Contagem

Loja São Lucas - das 7h às 23h
Endereço - Praça Hugo Werneck, 450, Santa Efigênia

Loja São Bento - das 10h às 19h
Endereço - Rua Michel Jeha, nros. 20 e 22, São Bento

Loja Nossa Senhora do Carmo (Betim) - das 10h às 19h
Endereço - Av. Governador Valadares, 455, Centro Betim

Loja Silva Lobo - das 10h às 19h
Endereço - Av. Silva Lobo, 1164, Nova Granada

VÍDEOS RECOMENDADOS