Facebook censura vídeo educativo sobre câncer de mama

Conteúdo da Associação Sueca contra o Câncer foi excluído da rede social

por AFP - Agence France-Presse 20/10/2016 16:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

A rede social Facebook apagou um vídeo sobre o câncer de mama publicado na Suécia, alegando que o conteúdo é "ofensivo". A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19/11) pela Associação Sueca contra o Câncer.

O objetivo do vídeo, onde se vê figuras animadas de mulheres com seios em forma de círculo, é explicar como as mulheres podem se autoexaminar para detectar se têm nódulos suspeitos nos seios. Veja publicação no Twitter:

A Associação Sueca contra o Câncer, com sede em Estocolmo, disse que tentou em vão entrar em contato com o Facebook e decidiu recorrer da decisão de remover o vídeo.

O Facebook ainda não fez nenhum comentário sobre o caso.

"Achamos que é incompreensível e estranho que alguém possa perceber informação médica como ofensiva", disse à AFP Lena Biornstad, diretora de comunicações da Cancerfonden.

"Esta é uma informação que salva vidas, que é importante para nós", acrescentou.

Em setembro, o Facebook provocou uma onda de indignação ao apagar repetidamente da rede social uma foto histórica da Guerra do Vietnã, inclusive de um post da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.

A empresa disse que a foto icônica de uma menina vietnamita nua fugindo de um bombardeio de napalm violava as suas regras de restrição de nudez, mas depois voltou atrás na decisão.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA