Conselho de Odontologia promove saúde bucal com orientações gratuitas neste domingo em BH

Em sua segunda edição, Circuito Odontológico acontece das 8h às 12h na Praça JK

por Redação 19/10/2016 13:56
SXC.hu
(foto: SXC.hu)
Neste domingo (23/10) a Praça JK vai ser palco para a promoção de saúde bucal. O evento que comemora o Dia do Cirurgião-Dentista e é organizado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), acontece pela manhã, das 8h às 12h. A programação do II Circuito Odontológico contempla orientações e educação em saúde bucal em diferentes áreas como saúde pública, odontopediatria, odontologia do sono, hospitalar e práticas integrativas.

A população ainda poderá participar de atividades esportivas, atividades lúdicas para as crianças, alongamento, práticas corporais e caminhada. Também serão oferecidas a aferição de pressão e distribuição de kits odontológicos.

O CRO-MG também realiza até 4 de novembro fóruns científicos gratuitos não apenas na capital mineira, mas em 14 cidades de Minas. O encerramento das atividades coincide com a Semana de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada na primeira semana de novembro. Além do aprimoramento da qualificação científica dos profissionais com seminários e palestras, a finalidade é tornar pública para a população a necessidade da prevenção em saúde bucal.

Presidente do CRO-MG, Luciano Elói reforça que os cirurgiões-dentistas necessitam ser valorizados para que estejam sempre motivados e possam atender seus pacientes com atenção redobrada, principalmente quanto à prevenção. “O dia dedicado ao nosso profissional, então, é também uma forma de alertarmos a população para os problemas que a falta de cuidados com a saúde bucal pode trazer”, enfatiza o presidente.

Além de BH, participam das atividades científicas e programações em praças públicas, as cidades de Juiz de Fora, Muriaé, Ipatinga, Teófilo Otoni, Montes Claros, Governador Valadares, Diamantina, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Lavras, Três Corações, Alfenas e Divinópolis. 

Temas de destaque:

21 de outubro, das 8h às 18h
Fórum de Terapias Complementares
Esse fórum trará a BH especialistas de diversas áreas dos tratamentos odontológicos alternativos e complementares, entre os temas, os dentistas discutirão: O  uso da acunputura  na disfunção de mandíbulas, prática corporal da cura prânica, terapia com florais no preparo do paciente, o equilíbrio corporal através dos dentes, homeopatia na odontologia e fitoterapia.
Local: Auditório II do CRO-MG
(Rua Santa Catarina, 1631 – Lourdes - Belo Horizonte)

24 de outubro, das 19h às 22 h
Promoção da saúde para Pacientes com Necessidades Especiais
Maria Paulina Castro de Freitas Sabbagh
Local: Auditório II do CRO-MG
(Rua Santa Catarina, 1631 – Lourdes - Belo Horizonte)

A programação completa você confere no  www.cromg.org.br. As inscrições são gratuitas.


Semana de Prevenção do Câncer Bucal
Este é o primeiro ano da lei sancionada em dezembro de 2015 e que instituiu a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Entre abril de 2014 a junho 2016, o CRO-MG percorreu 91 municípios com o ‘Projeto Itinerante de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal’ trabalhando ininterruptamente com objetivo de incentivar os cirurgiões-dentistas a prestar maior atenção no exame clínico a fim de identificar alterações bucais, encaminhar o paciente para diagnóstico, alertar a população em geral sobre os principais fatores causadores do câncer bucal e dicas sobre o autocuidado.

Neste ano, CRO-MG está apoiando os municípios que quiserem participar da campanha com doação de cartilhas sobre prevenção do câncer bucal.