Casais homoafetivos apresentam os filhos na web

Instigados por um perfil do Facebook, núcleos familiares com configurações variadas inundaram a web com imagens de felicidade genuína

por Renata Rusky 04/07/2016 13:42
Reprodução Facebook
Os atores Neil Patrick Harris e David Burtka têm um casal de gêmeos, Gideon e Harper, de 4 anos. A família é famosa pelas inúmeras fotos divertidas que tira. Cada uma das crianças foi gerada de um espermatozoide de cada pai, que foram inseridos em dois óvulos de uma doadora e, então, inseminados em uma segunda mulher (foto: Reprodução Facebook)
Sem imaginar a repercussão que teria, a página Lésbicalizei, no Facebook, postou uma foto dos atores Neil Patrick Harris e David Burtka com seus dois filhos, Gideon e a pequena Harper, com a legenda irônica “Olhem a cara de aterrorizadas dessas crianças por terem dois pais” — sendo que todos estavam visivelmente felizes na imagem.

Acontece que inúmeros seguidores começaram a responder à publicação com fotos das próprias famílias, a maioria formada por crianças felizes e duas mulheres (a página é voltada para o público lésbico). Até uma família composta por duas mães, um pai e duas filhas se manifestou. Conheça um pouco de algumas delas.

Quando Kauê (centro), 6 anos, desenha sua família, são duas mulheres que estão ao lado dele: a mãe Tatisa Natane Mendes (E), 23, professora, e a mãe Thais Moraes, 20, fotógrafa. Elas estão juntas há três anos. Na escola, Kauê faz questão de contar a todos que tem duas mães. Tem “sorte dupla”, segundo ele. Tatisa é a mãe biológica, mas isso, na verdade, não faz diferença. As duas têm as mesmas responsabilidades, a mesma preocupação e, claro, o mesmo amor por Kauê. E ele também não as distingue. “Um dia, um técnico da tevê a cabo veio resolver um problema e só eu estava em casa, ele correu para pegar uma foto nossa para mostrar ao homem a outra mãe dele”, conta Thais, que tatuou o nome do filhote no braço.

Emily Navarro (E), 34, vendedora, é filha adotada e tinha um sentimento de gratidão que lhe tirava a coragem de se declarar homossexual. “Eu era a única menina, não queria magoar minha mãe”, conta. Casou-se, teve Maria Eduarda (centro), tudo na tentativa de se enquadrar no padrão, mas não deu certo. Começou a sair com mulheres e, quando a filha fez 4 anos, teve uma conversa franca. “A princípio, ela estranhou, mas, como sempre ensinei que as pessoas devem ser o que são, sem fingir, e serem felizes, ela entendeu”, relata. A reação da mãe de Emily acabou sendo positiva. Há um ano e oito meses, conheceu Ana Paula Navarro (D), 37, optometrista, em um show de Ana Carolina e, há sete, elas se casaram. Como tinha de ser, Ana Paula entrou para a pequena família formada só por Duda e Emily. E as três são grudadas. “O que forma uma família é o amor”, garante Emily.

Michelle Teixeira (centro), 35 anos, designer, é casada com Rodrigo Pereira, 37, iluminador cênico, há quase 15 anos. Mas não é só um com o outro que os dois mantêm um relacionamento sério. Também mora com os dois, Vanessa Sardi (E), 29, uma designer que conheceram há 10 anos, quando tinham apenas uma filha, Malu (D). O encontro foi no condomínio onde moravam na época. Vanessa se interessou por Michelle. “Nós nos tornamos amigas e, então, percebi o que ela sentia por mim. Eu me senti bem animada em saber que uma mulher tinha interesse em mim. Acabei me apaixonando”, lembra Michelle. Os três acabaram se relacionando e Michelle engravidou. Dessa união, nasceu Eloah (de tiara), hoje com 9 anos. Em 2012, o trio finalmente passou a dividir o mesmo teto. No início, Malu, hoje com 12 anos, sentiu ciúme, mas superou fácil. A adolescente e sua irmã chamam Vanessa de “Bá” desde pequenas. É ela quem as busca na escola e ajuda nas tarefas de casa. É uma família completa.