O que você faria se visse uma criança sozinha em um local público?

Unicef Brasil publicou nesta quarta-feira experimento que mostra a diferença das reações dos adultos dependendo do contexto

por Redação 29/06/2016 15:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Já são mais 200 mil visualizações e quase 11 mil compartilhamentos para um vídeo publicado pelo Unicef Brasil no Facebook há cinco horas. O filme mostra Anano, uma atriz de 6 anos, que está sozinha em um praça e também chega desacompanhada a um restaurante. O que você faria se encontrasse uma criança sozinha em um espaço público? O que o experimento nos mostra é que depende do contexto. Assista:



A estratégia da experiência social é usar uma mesma criança e alterar um pouco a aparência dela para mostrar como a empatia é seletiva. A atriz chega a ouvir de um adulto “Você poderia tirá-la daqui por favor?” se dirigindo ao garçom do restaurante onde a cena foi filmada. Nesse momento, Anano se entristece com a rejeição, chora e as gravações são interrompidas.

Na página do Unicef Brasil os dois comentários mais bem posicionados entre os seguidores da página revelam que, aparentemente, as pessoas se identificaram com a reação de indiferença diante de uma criança pobre. “É triste ver... Mas, ao se deparar somos "todos" assim! Digo por mim. Senhor muda meu coração, a mudança do mundo começa por mim!”, escreveu uma usuária. Outra registrou: “As imagens são emocionantes.... Agora, me digam você da UNICEF Brasil, qual seria a atitude correta a tomar? Entregá-la a um abrigo?...Levá-la para casa? Ver meios de adoção legal? Chamar a polícia? Vocês devem ter a resposta! Ou simplesmente devemos contribuir em moeda?”.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA