Veja cinco benefícios de incluir grãos e cereais na alimentação diária

É preciso atenção aos rótulos porque a maior parte dos alimentos à base de cereais são consumidos na forma refinada

por Estado de Minas 24/06/2016 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Betty Training/Reprodução
Se consumidos junto de leguminosas, como feijão, a fonte de proteínas é potencializada (foto: Betty Training/Reprodução)
Grãos e cereais como trigo, arroz, milho, centeio e aveia são amplamente consumidos em todo o mundo, mas a maior parte dos alimentos à base de cereais são consumidos na forma refinada. A parte de fora do grão é eliminada durante a moagem. Os cereais integrais, aqueles que estão completos, com todas as camadas, têm vários nutrientes, como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Se consumidos junto de leguminosas, como feijão, a fonte de proteínas é potencializada. Os bons efeitos dos grãos são:

» Aumento da saciedade: auxiliando na perda de peso;
» Funcionamento intestinal regular: as fibras encontradas nos cereais integrais aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal;
» Redução do colesterol: pesquisas recentes apontam que pessoas com corações saudáveis comem mais alimentos contendo cereais integrais;
» Proteção no intestino: o farelo de trigo e centeio e a lingnana das plantas, como encontrada na linhaça, são fitoestrógenos e são conhecidos pela prevenção contra alguns tipos de câncer;
» Produção de níveis baixos de glicose: há um pico de glicose no sangue após a refeição. Ao ingerir cereais integrais, a quantidade de glicose no sangue é diminuída, o que contribui também para controlar a diabetes.

Aplicativo para doadores de sangue

A ONG Instituto Colabore, em parceria com a Samsung e a (Fiesp), lança o Heroes, aplicativo que gerencia, incentiva e facilita a doação de sangue em todo o Brasil. A nova ferramenta conecta hospitais e pontos de coleta de sangue a doadores cadastrados. Para acessá-la, basta digitar www.heroesbrasil.com.br no navegador do celular ou tablet. “A ideia surgiu quando um membro da minha família precisou passar por uma cirurgia em outra cidade e o médico disse que seriam necessários 50 doadores para que o procedimento fosse realizado. Após esse apuro, pensei o quão útil seria uma ferramenta capaz de engajar doadores de sangue e, com isso, salvar vidas”, conta Manoel Neto, diretor-executivo do Instituto Colabore e conselheiro curador da Fundação Pró-Sangue.

Todo dia é dia de paz interior
O Dia Internacional da Yoga, essa milenar prática nascida na Índia, que, no decorrer dos séculos, foi irradiada para outras partes do mundo, será celebrado terça-feira, às 19h, com uma apresentação no auditório da Fumec (Rua Cobre, 200, Cruzeiro, Belo Horizonte). A proposta é levar uma mensagem pacifista de esperança e confiança num futuro melhor, simplificando os conceitos de meditação e apresentando um pouco da cultura indiana. Entrada franca. Mais informações no site www.sahajayoga.org.br, ou com Valéria Ferreira, no telefone (31) 99958-3054.

Homeopatia FAO
O Centro de Atividades Integrarte/Belo Horizonte incluiu entre os seus serviços a Homeopatia FAO, nova modalidade da homeopatia clássica. De acordo com a médica homeopata Drª Audrey Lemos Faria, que está à frente desse atendimento, o método de tratamento denominado FAO: Fatores de Auto-Organização, utiliza medicamentos da homeopatia clássica para equilibrar os centros de energia vital do organismo, que os indianos chamam de chacras. Segundo Audrey, são nos núcleos dessas estruturas energéticas que têm origem os desequilíbrios. A Integrarte fica na Rua Alfena, 373, Cruzeiro. Informações:
(31) 3223-8071.

Valorização dos farmacêuticos

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) escolheu Belo Horizonte para estrear o Road Show Care Center, projeto que percorrerá o país entre julho e novembro, com o objetivo de capacitar farmacêuticos e valorizar a atuação desses profissionais nos pontos de venda. O evento em BH ocorrerá em 8 e 9 de julho, das 8h às 18h, no Mercure Hotel, em Lourdes e a expectativa é reunir cerca de 400 profissionais. A assistência farmacêutica consite na implementação de espaço de atendimento dentro das farmácias, onde a população receberia orientações clínicas sobre hipertensão, diabetes, colesterol, revisão da medicação, autocuidado, imunização, tabagismo e perda de peso.Belém, Recife, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro serão outras cidades a receber o road show. Informações e inscrições no site www.abrafarma.com.br


VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA