Cadastro de doação de medula óssea acontece em Betim nesta quinta

Evento é idealizado pela Campanha Quinta do Bem em parceria com a Secretaria de Saúde de Betim e Fundação Hemominas

por Redação 06/06/2016 16:01
Nesta quinta-feira acontece, das 8h às 13h, na sede da prefeitura de Betim, o cadastro de doação de medula óssea. O objetivo do evento, idealizado pela Campanha Quinta do Bem, é ajudar a salvar vidas de pessoas em tratamento contra a leucemia. Os interessados devem levar o documento de identidade das 8h às 13h. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 pode se cadastrar como doadora de medula óssea. De acordo com o Ministério da Saúde, as chances de encontrar um doador compatível fora da família é de um em 100 mil.

No dia, serão cadastradas 100 pessoas. O evento tem o apoio da Secretaria de Saúde e da Fundação Hemominas Betim. Os dados pessoais, preenchidos no formulário, juntamente com 5ml de sangue coletado (similar à coleta de exame de sangue normal), são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para se tornar um doador é preciso haver compatibilidade genética. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o órgão responsável por manter os dados sigilosos e é quem entra em contato com a pessoa cadastrada para confirmar o interesse da doação.

Confirmado o interesse, o doador é chamado para fazer exames complementares. Após a realização dos procedimentos, o transplante é agendado. É importante que a pessoa saiba que, apesar de ser chamado de transplante de medula óssea, a doação não é complicada. Veja:

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)




Cadastro doação de medula óssea
9 de junho, quinta-feira, das 8h às 13h
Local: Prefeitura de Betim - Rua Pará de Minas, 640, Brasiléia