Veja dicas que te ajudarão a incluir legumes no cardápio diário

Por conter valor calórico geralmente baixo e riqueza em fibras, vitaminas e minerais, legumes são importantes para uma alimentação equilibrada

por Estado de Minas 02/06/2016 12:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Nação Verde/Reprodução
(foto: Nação Verde/Reprodução)
Alimentos essenciais em um cardápio equilibrado, os legumes muitas vezes são consumidos abaixo da recomendação diária. IncluÍ-los no dia a dia pode ser um desafio para algumas pessoas. Por conter valor calórico geralmente baixo e riqueza em fibras, vitaminas e minerais, são componentes importantes de uma alimentação equilibrada. Para ajudar a tarefa de incluir legumes na dieta, a nutricionista Lara Natacci dá dicas:

» Optar por uma alimentação colorida
As cores dos legumes, muitas vezes, podem indicar alguns de seus benefícios. Os alimentos roxos, por exemplo, como repolho roxo e berinjela, fornecem antocianina, antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o espinafre e outros vegetais verde-escuros têm boas quantidades de vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea.

» Assar legumes
Assar os legumes, além de ser um modo de preparo mais leve, ajuda a deixá-los ainda mais saborosos. Uma boa dica é colocar os legumes em um saco para assar. Assim, eles não ressecam. A embalagem preserva o líquido e os aromas do alimento.

» Misturar os legumes com outros alimentos
Cozinhar os legumes com o arroz ou adicioná-los aos molhos das massas podem ser boas opções para deixar o prato mais saboroso. Para quem tem dificuldade em variar o preparo dos legumes, servi-los com outras preparações é uma alternativa.

» Preparar sopas
Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Para deixar a preparação balanceada, uma dica é incluir macarrão, batata, mandioca ou arroz.

» Dar novos sabores aos legumes
Muitas pessoas não incluem os legumes no cardápio porque não gostam do sabor. Uma boa maneira de deixar esses alimentos mais gostosos é acrescentar temperos e ervas, como alecrim, tomilho e salsinha.

Livro que ajuda a dormir
O livro Boa noite! Livre-se da insônia (Bazar Editorial), da educadora e psicoterapeuta Barbara L. Heller, traz dicas de fácil adaptação e aplicação para ajudar na mudança de hábitos de prejudicam o sono. Como problema crônico ou ocasional, a obra traz mais de 250 instruções, incluindo terapias alternativas, exercícios, mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de dicas para induzir o sono, incluindo alimentos adequados, banhos, travesseiros especiais e aromas.

Cursos na área de estética
A Clínica Revitalize está com inscrições abertas para diversos cursos na área de estética como criolipólise, depilação a laser, estética facial e corporal. Os interessados podem conferir a programação completa no site www.cursosrevitalize.com.br ou pelo telefone (31) 2535-4656. Os cursos são ministrados na sede da clínica, na rua Espírito Santo, 1.897, Lourdes, BH.

Síndrome do olho seco

O uso intenso do computador em ambientes com ar-condicionado leva à desidratação da córnea, segundo especialistas, o que ocasiona a síndrome do olho seco. O problema afeta mais de 18 mil pessoas no Brasil de acordo com a Associação dos Portadores do Olho Seco (Apos). A síndrome ocorre quando a pessoa, ao usar o computador ou ver TV, pisca pouco os olhos ou quando o tempo está seco, naturalmente ou em decorrência do uso do ar-condicionado. A lubrificação natural dos olhos deixa de ser suficiente, sem causar grandes problemas além do desconforto, mas, em casos mais complicados, pode afetar a visão definitivamente. O tratamento é feito melhorando as condições causadoras da síndrome, como melhorar a umidade dos olhos com o uso de colírios lubrificantes e a ingestão de líquido, e melhorar também a umidade do ar.

Dores da alma

São muitas as dores silenciosas, que marcam as nossas vidas. Com o objetivo de contribuir para o equilíbrio emocional e, portanto, livrar-se dessas dores, a homeopata e terapeuta holística Rose Ferraz atende com previsões analíticas, baseadas nas leis espirituais de sucesso de Deepack Chopra, além de terapias preventivas. Maiores informações: (31) 3642-4841 e (31) 98640-3336.

Educação emocional
No livro Educação emocional, os autores Emídio e Marislei Brasileiro fornecem um verdadeiro manual de sobrevivência para a vida ao discutir como as emoções influem nos relacionamentos amorosos, na vida familiar, na educação dos filhos e em diversos outros contextos. Em quatro capítulos, os autores respondem a 400 perguntas relacionadas ao uso racional e inteligente das emoções, desde aquela sentida pelos pais ao receberem a notícia da gravidez, passando pela infância, adolescência, juventude, vida adulta até a velhice.

Jornada do autoconhecimento
Gostar de novos desafios e de novas oportunidades de crescimento é uma característica marcante da famosa geração Y. Porém, quem tem 50 anos ou mais não está acostumado com essas características. Muitos, apesar de gostar de constantes mudanças estão estagnados em empregos, que muitas vezes não seriam os “ideais” e os que realmente lhes fariam felizes. Planejar mudanças nessa fase da vida e fazer uma análise de si é de extrema importância. Acreditando nisso, o Espaço Educacional desenvolveu um programa voltado para pessoas com mais de 50 anos, a Jornada do Autoconhecimento. O teste é aplicado pela instituição, com carga de 10 horas, sendo dividido em sessões que variam entre 1h e 1h30. A análise pode ser feita de três maneiras, presencialmente, via Skype ou escrito, como a pessoa preferir. Informações: www.espacoeducacional.com.br.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA