Ato simples de lavar as mãos evita diversas doenças

Incorporar esse hábito pode auxiliar muito no combate a diferentes doenças, como resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e até o vírus H1N1

por Estado de Minas 10/05/2016 12:00
Ciência Divertida/Reprodução da internet
Ato geralmente é negligenciado pelas pessoas (foto: Ciência Divertida/Reprodução da internet )
Celebrado em 5 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos visa promover a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da higienização constante das mãos. Mesmo fora do ambiente hospitalar, incorporar esse hábito pode auxiliar muito no combate a diferentes doenças, como resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e até o vírus H1N1 (gripe suína). A médica Glaucia Varkulja, infectologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, explica: “Higienizar as mãos com água e sabonete ou ainda álcool em gel, embora pareça algo simples é a forma mais eficaz de evitar a transmissão de doenças. afinal, muitas bactérias, fungos e vírus são transmitidos pelas mãos e entram no organismo pelas mucosas e pelas vias aéreas”, diz Glaucia, que dá sete dicas importantes para higienizar as mãos, um ato que muitas vezes acaba negligenciado pelas pessoas:

» Ao chegar ao local de trabalho, considerando que usou o transporte coletivo, certamente tocou diversas superfícies;
» Antes de consumir ou preparar alimentos;
» Depois do contato com animais;
» Depois de espirrar ou tossir;
» Redobrar a atenção com a higiene das mãos quando tiver contato com pessoas doentes;
» Antes e depois de utilizar o banheiro;
» Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

Campanha de coleta de lixo eletrônico
O Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte, começou uma campanha que vai cuidar do meio ambiente. Os pisos G1 (ao lado da Loja Canto do Livro) e L1 receberam coletores para recolher o lixo eletrônico da população em geral. Com o slogan “Existe uma casa que todo mundo deve cuidar: o planeta”, a campanha tem como objetivo incentivar a população belo-horizontina a reciclar material elétrico e eletrônico que seriam jogados fora. São exemplos de lixo eletrônico cabos de telefone, telefones comuns, placas de celular, televisões, computadores, tablets, celulares, modens, rádios, geladeiras, monitores, entre outros. Depois de receber o lixo, o material será levado para descarte adequado, de acordo com normas sustentáveis, pela empresa Reciclar Minas. Mais informações: www.ponteiolarshopping.com.br.

Doces e bolos fit
A CupFit, especializada em doces e bolos sem glúten, sem lactose e diet, oferece os cursos de bolos fit nos dias 12, 14 e 19 de maio, das 19h às 22h e no sábado das 9h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas até amanhã. Durante a aula, são ensinadas as teorias das substituições de ingredientes e as receitas dos bolos de nozes com baba de moça, indiano, mármore com calda de ganache, naked cake de churros, os famosos bolos no pote, entre outras receitas. Os cursos serão na Confraria FIT, localizada na rua Santa Catarina, 1627, Lourdes. Informações: (31) 3297-0184.

CURSO DOS CHAKRAS
A clínica Ponto de Equilíbrio, da professora Maria José Marinho, está com inscrições abertas para o curso de chakras, pontos psicoenergéticos que recebem a energia extraída da terra, da água, do ar e dos alimentos, por meio dos canais eletromagnéticos, proporcionando mais equilíbrio e harmonia entre corpo e mente. De acordo com os preceitos dos chakras, quanto mais abastecida a pessoa estiver, mais ânimo, coragem e disposição de viver terá. O conteúdo, que começa no dia 14, é voltado para professores de ioga, pesquisadores, terapeutas e reikianos. Mais informações: (31) 3223-8340, 3225-4222 ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br.

Receitas para transportar
A nova publicação dos Vigilantes do Peso promete ajudar a quem quer levar uma vida saudável, mas não tem tempo para comer em casa. O livro Faça & leve suas refeições traz 175 receitas fáceis de preparar e de transportar para qualquer lugar. A publicação tem receitas para todas as ocasiões: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Entre os destaques, cookies de aveia e nozes, amêndoas temperadas, lassi de manga e gengibre e rolinhos de omelete com salmão. O conteúdo traz ainda estratégias de planejamento e dicas para armazenar as refeições e mantê-las frescas por mais tempo. A publicação custa R$ 40 e está à venda no site www.loja.vigilantesdopeso.com.br.

Caqui: a fruta da estação

Fruta de origem asiática, o caqui ganha as prateleiras nesta época do ano. Na cozinha, a polpa suculenta e a textura delicada fazem bonito em diversas preparações, desde a entrada até a sobremesa. Sucesso na culinária, a fruta também se destaca pelo seu alto valor nutritivo, sendo muito importante para a manutenção da saúde. “Ele é rico em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, e contribui para a saúde dos olhos e da pele. A fruta ainda é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ele também tem cálcio, ferro, fósforo, potássio, todos os nutrientes básicos que nosso organismo precisa para estar em equilíbrio”, revela a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral. Na hora da compra, prefira o caqui sem rachaduras, cortes ou partes amassadas. Quando maduro, ele tem cor uniforme e é alaranjado e brilhante. Pode ser guardado tanto na geladeira como fora dela, mas sempre em locais frescos e arejados. Assim, a fruta se conserva por até cinco dias em casa.