Pesquisa revela quais os sonhos de brasileiros e brasileiras para a velhice

Viajar e desfrutar a vida ao lado de um amor estão entre os planos da maioria. Informações integram pesquisa nacional sobre o envelhecimento da população realizada pelo Instituto Qualibest

por Redação 30/03/2016 10:31
SXC.hu
Maioria dos brasileiros e brasileiras gostaria de estar em um relacionamento estável na terceira idade (foto: SXC.hu)
Como você imagina a sua velhice? Viajar e estar bem acompanhado é o sonho da maioria de brasileiros e brasileiras. Os dados integram a pesquisa ‘Como os brasileiros encaram o envelhecimento’, realizada pelo Instituto Qualibest, a pedido da Pfizer. Foram ouvidas 989 pessoas, de todas as regiões do país, com idade entre 18 e 61 anos.

No levantamento, o instituto pediu aos entrevistados e entrevistadas que apontassem três imagens que representassem a forma que cada um imaginava chegar à terceira idade. O sonho de conhecer lugares novos e o desejo de um relacionamento estável foi o que melhor traduziu a vontade de grande parte das pessoas. Outras projeções apontadas pelos entrevistados sugerem alegria, a prática de exercícios físicos e a proximidade com a família e os netos. Veja:

Soraia Piva / EM / D.A Press
(foto: Soraia Piva / EM / D.A Press)


Entre as expectativas levantadas no estudo, a que chama mais atenção é o fato de que a grande maioria acreditar que vai envelhecer com saúde: 75%. Além disso, a estabilidade financeira (66%) também é uma crença da maioria assim como o tempo para realizar sonhos (67%) e uma convivência próxima com os familiares (70%).

A pesquisa integra a campanha ‘Envelhecer sem vergonha - qualidade de vida não tem idade’, iniciativa da farmacêutica lançada em 2015 com o objetivo de estimular um novo olhar sobre a maturidade.