Recife confirma segunda morte por chikungunya

Até 5 de março foram notificados no estado 24 mortes suspeitas por arboviroses, que são viroses transmitidas por artrópodes como os mosquitos

por Agência Brasil 21/03/2016 12:32
A segunda morte por chikungunya, arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi confirmada no Recife pela Secretaria Municipal de Saúde. O caso é de uma mulher de 54 anos, moradora de Água Fria, zona norte do Recife, que faleceu no dia 30 de janeiro. Arboviroses são viroses transmitidas por artrópodes, como os mosquitos.

A primeira morte causada pela doença foi comprovada no início de março. A vítima foi uma idosa de 88 anos, que morreu no dia 21 de fevereiro. Os nomes das vítimas não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde do Recife.

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo órgão, este ano, até o dia 5 de março, foram notificadas no Recife 24 mortes suspeitas por arboviroses. Cinco já foram descartadas para dengue, duas foram confirmadas para chikungunya e os demais casos continuam em investigação. Para o mesmo período de 2015, foram notificadas duas mortes suspeitas por dengue.

Em relação às notificações da doença, em 2016 foram notificados, no Recife, 7.946 casos das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, chukingunya e Zika. A dengue é a campeã de registros, com 3.673 suspeitas. Em seguida vem a chikungunya, com 2.632 notificações, e o vírus Zika, com 1.641 casos. Desse total, foram confirmados 1.488 registros de dengue e 385 de chikungunya.