Adesivos prometem amenizar as olheiras e deixar a pele livre de cravos

O efeito não é definitivo, mas pode quebrar o galho em uma emergência ou em um dia especial

por Renata Rusky 11/03/2016 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução Internet - http://clinicadue2.blogspot.com.br
O dermatologista Gilvan Alves explica que está equivocado quem diz que os produtos adesivos não funcionam, mas é verdade que eles têm limitações (foto: Reprodução Internet - http://clinicadue2.blogspot.com.br)
Não é de hoje que muitos dos segredos de beleza femininos se apresentam em forma de adesivos. Os mais conhecidos são os que enfeitam as unhas ou, simplesmente, as deixam mais compridas. Mas tem ainda os que são formulados com tecnologia mais elaborada e trazem substâncias que prometem disfarçar olheiras ou diminuir a quantidade de cravos. Algumas pessoas são descrentes e não acreditam que tragam algum benefício. Outros, no entanto, são fãs dos cosméticos que colam.

O dermatologista Gilvan Alves explica que está equivocado quem diz que os produtos adesivos não funcionam, mas é verdade que eles têm limitações. Os efeitos são paliativos. É só um disfarce, como maquiagem. “A ação desses adesivos para olheiras e cravos é transitória. As substâncias químicas agem na hora e provocam uma melhora, que passa rapidamente com o tempo”, afirma Alves. Por isso, ele recomenda o uso em datas especiais: em dia de festa ou noite de jantar importante.

Para cravos
Em geral, os adesivos para cravos têm substâncias químicas queratolíticas, que quebram a camada córnea, a mais externa, da pele. Dessa forma, quando retirado, ele consegue levar junto aqueles pequenos pontos pretos na superfície da pele, seja do nariz, seja de outra parte do rosto. Nas camadas um pouco mais profundas, porém, os cravos permanecem e, logo, voltam a ser visíveis. Os cravos são feitos de queratina. É a presença de bactérias que estimula a produção da substância. O tratamento ideal é com remédios antibióticos que matam esses micro-organismos. Além disso, a inflamação dos cravos é o que provoca as espinhas. Por isso, produtos que evitam a inflamação e drenam os cravos, como o ácido retinoico, também são usados no tratamento.

1 - Pure derm
2 - Bioré
3 - Essence
4 - Ricca

Olheiras

Já no caso das olheiras, o efeito dos adesivos pode ser ainda mais limitado, já que as causas do problema são muitas: noite maldormida, cansaço, genética, desidratação, consumo de álcool, fumo e alimentação inadequada. Os adesivos, em geral, têm substâncias vasoconstritoras, que, como o nome diz, fazem os vasos sanguíneos se contraírem e, assim, diminuem o tom arroxeado embaixo dos olhos. Segundo o médico dermatologista Gilvan Alves, até hoje, não existe um tratamento milagroso para olheiras. Há substâncias clareadoras — que não estão presentes nos adesivos — que podem oferecer algum resultado. Também pode-se optar pelo uso de lasers ou até pelo preenchimento com ácido hialurônico. Mesmo assim, é necessário repetir os procedimentos com certa frequência.

1 - Rival de Loop
2 - Deck out Women
3 - Etude House
4 - Shiseido
5 - Biomarine

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA