Body Image: mais de 65 milhões de pessoas já assistiram a esse vídeo

A artista britânica Jody Steel usa o próprio corpo para questionar o ideal de beleza

por Redação 10/03/2016 14:14
Reprodução Facebook
'Body Image', de Jody Steel (foto: Reprodução Facebook )
“Houve tempos em que eu me olhava no espelho e desejava uma imagem perfeita. Não importava o quanto eu ia à academia ou o quão pouco carboidratos e açúcares eu comia, eu ainda não via o que eu imaginava ser perfeito”. A frase de Jody Steel foi publicada em seu perfil no Facebook depois que seu último trabalho ‘Body Image’ (Imagem Corporal) viralizou. O vídeo foi divulgado no Dia Internacional da mulher e já ultrapassou a marca de 65 milhões de visualizações.

O rosto de Steel não aparece nas imagens, apenas o abdômen dela sendo transformado em uma corda para amarrar e apertar seu estômogo. À medida que o vídeo avança a corda vai se tornando mais nítida até que o corpo da autora surge como se estivesse sido amarrado com um nó muito apertado. Assista:

Body Image by Jody Steel - A Timelapse DrawingMusic by Kylaido

Publicado por Jody Steel em Terça, 8 de março de 2016


A potência das imagens está justamente no fato de que grande parte das mulheres não está satisfeita com a própria imagem e tem sua autoestima engolida por um falso padrão de beleza que não contempla a diversidade de corpos. Pesquisa divulgada em 2009 pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que sete em cada dez brasileiras estão insatisfeitas com o próprio peso.

Veja a íntegra do texto que acompanha o vídeo publicado por Steel: "Houve tempos em que eu me olhava no espelho e desejava uma imagem perfeita. Não importava o quanto eu ia à academia ou o quão pouco carboidratos e açúcares eu comia, eu ainda não enxergava o que eu imaginava ser perfeito. Assim que eu percebi que não preciso ter pernas longas e finas, comecei a me livrar das pressões que eu sentia para preencher uma imagem que a nossa sociedade determinou ser o pináculo da beleza. Eu gosto de me aventurar e experimentar comidas diferentes- especialmente se apimentadas. Então largue os seus demônios e aprenda a curtir as coisas que você ama na vida. Você pode ser saudável e feliz. Eu tive essa ideia a muito tempo e estou feliz por finalmente ter feito!