Mais de 35 milhões brasileiros sofrem com algum tipo de problema de visão

Cultivar bons hábitos pode prevenir doenças comuns, como a conjuntivite, e também as graves, como a catarata e o glaucoma

por Agência Estado 02/03/2016 15:03
SXC.hu
É comum as pessoas deixarem de lado a preocupação com a visão e só se prevenirem quando a doença vem à tona (foto: SXC.hu)
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão, número representa quase 19% da população. Em torno de 500 mil pessoas receberam o diagnóstico de cegueira.

Para o cirurgião-oftalmologista, Renato Neves, que é pós-doutor pela Harvard Medical School, inúmeros desses problemas poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem mais para saúde dos olhos. "Os cuidados devem começar desde cedo. Essa é a melhor forma de prevenir doenças, e principalmente uma boa maneira de lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade", afirma o especialista.

O médico afirma que é comum as pessoas deixarem de lado a preocupação com a visão e só se prevenirem quando a doença vem à tona. “E aí pode ser tarde demais para tratar. Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias", explica.

O cirurgião-oftalmologista diz que cultivar bons hábitos, como praticar exercícios regularmente, não fumar, usar óculos escuros, mesmo em dias nublados, e manter uma alimentação saudável também contribuem e muito com a saúde dos olhos. "Hábitos como esses podem prevenir doenças comuns, como a conjuntivite, e também as graves, como a catarata e o glaucoma”, diz Renato Neves.

Confira algumas dicas que podem contribuir para manter a saúde ocular em dia:

1) Não fumar;
2) Praticar exercícios regularmente;
3) Manter uma alimentação saudável;
4) Não usar maquiagens vencidas ou falsas;
5) Usar óculos escuros, mesmo em dias nublado;
6) Procurar um oftalmologista para fazer um checkup da visão;
7) Não usar o computador durante períodos ininterruptos, é sempre importante parar a cada duas horas, para dar um descanso aos olhos;
8) Nunca usar óculos de grau ou de sol falsos.