Sal desempenha papel no diabetes (e não apenas o açúcar)

Franceses testam como o mineral influencia os índices de glicemia no organismo, assim como o açúcar. Estudo foi feito em porcos-anões que passaram por cirurgia de obesidade do tipo bypass

por Estado de Minas 27/02/2016 09:54
SXC.hu
A diminuição da ingestão simultânea de sal e açúcar poderiam prevenir ou tratar a diabetes tipo 2 (foto: SXC.hu)
O sal, e não apenas o açúcar, desempenha um papel no diabetes – é o que dizem pesquisadores franceses que chegaram a essa conclusão depois de trabalhar com cirurgia para obesidade. No estudo, que acaba de ser publicado na revista médica norte-americana Cell Metabolism, os pesquisadores estimam que a descoberta possa levar a novas medidas de prevenção. “Posturas nutricionais simples, como a diminuição da ingestão simultânea de sal e açúcar, poderiam prevenir ou tratar o diabetes tipo 2 (o mais frequente)”, escrevem os autores, evocando também a possibilidade de novos tratamentos.

Eles chegaram a essa conclusão estudando porcos-anões que passaram por uma cirurgia de obesidade do tipo bypass , que consiste em modificar o circuito alimentar ao dar um curto-circuito numa parte do estômago e do intestino. Mais de 200 mil pacientes que sofrem com a obesidade foram operados nos últimos anos na França, com resultados frequentemente positivos em termos de perda de peso, mas também no que diz respeito ao diabetes, uma doença bastante associada à obesidade.

“Nos perguntamos por que o bypass tinha um impacto tão positivo sobre o diabetes, com uma baixa espetacular da glicemia (taxa de açúcar no sangue) muito rápida, antes mesmo de qualquer perda de peso”, explicou François Pattou, principal autor do estudo. A pesquisa com os porcos-anões, cuja alimentação parece com a dos seres humanos – permitiu mostrar que a absorção global de glicose pelo organismo ficou reduzida quando passou a ser absorvida apenas pela parte baixa do intestino, como ocorreu nos porcos operados, e não na parte alta, como nos porcos não operados.

O sal é necessário para a absorção da glicose. “A operação ‘empurra’ o momento em que a bile, que tem um elevado teor de sal, junta-se o bolo alimentar. Com isso, observamos uma diminuição na absorção da glicose. Para confirmar o papel do sal, demos, em seguida, grandes quantidades do produto aos porcos-anões e percebemos um aumento da glicemia após as refeições”, disse Pattou, cirurgião e pesquisador do Inserm, em Lille. Para o cientista, os resultados confirmam a influência do sal na alimentação sobre a elevação da glicemia, já sugerida por um estudo israelense publicado há alguns meses. No estudo, o conteúdo de sal vinha em quarto lugar nos critérios que influenciam a elevação da glicemia, atrás do conteúdo de açúcar das refeições, do fato de ser diabético e da hora das refeições (a glicemia aumentando mais após as refeições da noite).