Aparência das unhas e dedos sinaliza como anda a sua saúde

Várias enfermidades de pele, infecções e doenças internas podem apresentar alterações nas mãos

por Cecília Garcia 04/02/2016 11:00
Leandro Couri/EM/D.A Press
As alterações das unhas também podem indicar problemas de saúde no local ou em outros órgãos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Pelo ato de leitura das mãos, muitos acreditam ser possível saber o passado, descobrir o futuro e prever problemas em várias áreas da vida. Quanto às previsões, há quem acredite, há quem discorde, mas quando o assunto é saúde, não há discussão. As mãos dão dicas valiosas de como anda o funcionamento do organismo. Segundo a dermatologista Sofia Sales Martins, várias enfermidades de pele, infecções e doenças internas podem apresentar alterações na área. “Essas doenças podem se manifestar com descamações, rachaduras, bolhas, inchaço, feridas, alteração de cor etc.”

Não só problemas dermatológicos como psoríase — doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa — e dermatite atópica — doença inflamatória crônica da pele —, outros males comuns se refletem nas mãos. Exemplos disso são as alterações de circulação, doenças reumatológicas (como artrite, artrose e doença de Raynaud) e doenças de nervos, como a síndrome do túnel do carpo, além de infecções virais ou por fungos.

No terreno psicológico, há uma série de distúrbios que afetam os membros. É o caso da disidrose, doença desencadeada pelo estresse e caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas. Já o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é comumente diagnosticado pelas mãos, que ficam feridas quando o paciente tem o hábito de lavá-las em excesso.

As alterações das unhas também podem indicar problemas de saúde no local ou em outros órgãos. Sabe-se que elas ficam frágeis quando há alterações do metabolismo, como problemas de tireoide e de deficiência de vitaminas. Mas nem todo sinal é motivo de preocupação. De acordo com Sofia Sales, as alterações (bolhas, caroços, coceiras) duradouras são as que merecem atenção médica.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)