Filhos de mães infectadas pelo zika vírus podem ter a visão afetada

Estudo doi publicado pela revista científica 'The Lancenet'

por Agência Estado 18/01/2016 14:33
João Carlos Lacerda/Divulgação
No estudo, crianças possuíam manchas maculares com um pigmento bruto e apresentavam perdas de reflexo (foto: João Carlos Lacerda/Divulgação)
Um estudo publicado pela revista científica The Lancenet esta semana revelou que filhos de mulheres infectadas pelo zika vírus podem ter a visão afetada pela doença. Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Paulo submeteram três mães e três bebês a uma série de exames oculares, que incluiu biomicroscopia e fundo de olho.

Os estudiosos não encontraram lesões nos olhos das mães, mas o mesmo não aconteceu às crianças. Elas possuíam manchas maculares com um pigmento bruto e apresentavam perdas de reflexo.

O relatório proveniente do estudo foi o primeiro registro de problemas oculares em crianças com microcefalia nascidos após a eclosão do zika vírus, que, em apenas sete meses, atingiu 18 dos 27 estados brasileiros no ano passado.

Outros testes estão sendo feitos com um grupo maior de recém-nascidos para averiguar a situação. De qualquer forma, de acordo com a oftalmologista Heloisa Russ, de Curitiba, é bom que a população, desde já, esteja atenta à visão, uma vez que dores atrás dos olhos e vermelhidão da região ocular são sintomas comuns do problema. "Ir ao médico em casos de anormalidade é muito importante nesse período em que o Zika se alastra cada vez mais", orienta.