Livro de educação sexual citado em redes sociais não foi distribuído pelo MEC

'Aparelho Sexual e Cia' é uma publicação da Cia das Letras

por Agência Brasil 15/01/2016 11:21
Reprodução Internet - https://camara.portalempauta.com.br
Livro é uma publicação da Cia das Letras que afirma que a obra já vendeu 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo e foi publicada em 10 idiomas (foto: Reprodução Internet - https://camara.portalempauta.com.br)
O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, que não produziu, adquiriu ou distribuiu o livro Aparelho Sexual e Cia, que, segundo vídeo que circula em redes sociais, seria inadequado para as crianças e jovens brasileiros. O MEC afirmou que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta dos programas de distribuição de materiais didáticos como Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ou Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

Leia também: Literatura pode ser aliada para abordar temas 'proibidos' com crianças

Circula nas redes sociais um vídeo que afirma que o governo distribuiu a obra e, assim, estaria “estimulando precocemente as crianças a se interessarem por sexo”. Em um dos vídeos, a acusação é feita pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) que afirma que "livros distribuídos pelo PT ensinam sexo para criancinhas".

Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que médicos receitem livros às crianças


O livro em questão é uma publicação da editora Cia das Letras e a empresa informa, em seu catálogo, que a obra já vendeu 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo e foi publicada em 10 idiomas.

Segundo o MEC, as informações presentes no vídeo já tinham sido repetidas em 2013 (clique e relembre reportagem da TV Brasília, que integra o grupo Diários Associados). À época, o ministério já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”.

Veja o vídeo: