Veja como manter a circulação ativa em cinco passos

São sinais de má circulação: extremidades frias, inchaço dos membros inferiores, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento e aparecimento de varizes

por Estado de Minas 15/12/2015 10:00
Extremidades frias, inchaço dos membros inferiores, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento e aparecimento de varizes podem ser sinais de má circulação. De acordo com o cirurgião vascular Caio Focássio, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a circulação é responsável por transportar oxigênio e nutrição para as células dos tecidos e órgãos. “Quando ocorre alguma falha nesse processo, é porque há algum entupimento das artérias por placas de gordura ou pressão nos vasos sanguíneos”, explica. Algumas simples mudanças de hábitos podem ajudar a melhorar esses sintomas. Veja:

  1. Beber mais água: o consumo diário de água ajuda a acelerar o funcionamento dos rins. Com isso, o inchaço também pode diminuir.
  2. Variar nas posições: evitar períodos prolongados na mesma posição, seja em pé ou sentado, facilita a circulação sanguínea.
  3. Pernas para o ar: elevar as pernas por alguns minutos depois de um dia de trabalho ajuda a melhorar o retorno venoso.
  4. Fazer atividades físicas: atividades simples como caminhadas, bicicleta ou corrida também estimulam o retorno sanguíneo.
  5. Atenção à dieta: evitar a obesidade e manter o controle do peso diminuem os riscos do aparecimento de varizes e os sintomas de inchaços das pernas.